INOVAÇÃO

IoT é um jogo de US$ 1,3 bilhão para os bancos

Convergência Digital ... 15/04/2015 ... Convergência Digital

O mercado financeiro poderá movimentar US$ 1,3 bilhão nos próximos 10 anos com a Internet das Coisas, revela um estudo global com 7,2 mil clientes bancários em 12 países, entre eles o Brasil, produzido pela Cisco. E a IoT chega para os bancos para atrair correntistas com oportunidades, em especial, no mundo móvel.

Segundo o levantamento, os conceitos bancários habilitados pela IoT se alinham diretamente com as principais fortalezas dos bancos: as agências físicas, conhecimento financeiro e a quantidade de dados dos clientes.

O objetivo das experiências é oferecer serviços para proporcionar melhor assessoria (consultoria financeira virtual, consultoria de crédito imobiliário e orientação de investimento automatizado) e serviços móveis mais valiosos (reconhecimento do cliente na agência e pagamentos móveis).

No Brasil, a Febraban divulgou estudo mostrando que mais da metade (52%) das transações bancárias realizadas no país em 2014 ocorreram por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets) e através da Internet (via web). “Canais digitais se consolidaram de vez”, resumiu Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação da Febraban.

O mobile banking passou de 6% para 12% do total de transações bancarias no intervalo de um ano. A internet cresceu 17%, mas manteve o mesmo patamar no volume absoluto, com 41% dos negócios realizados nos bancos brasileiros. Apesar da evolução, grande parte das transações realizadas nesses canais digitais não envolve movimentação financeira (apenas 4% em dispositivos móveis e 18% na internet). “O uso dos canais digitais ainda tem muito espaço para crescer”, diz o executivo.

A Internet das Coisas e o seu impacto no Brasil é o tema da 15ª edição da Rio Wireless, evento que acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro. Conheça aqui a programação completa.


Cloud Computing
Google Cloud, enfim, passa aceitar o pagamento em Real

Clientes novos e atuais do G Suite passam a pagar o serviço por dinheiro local ou cartão de crédito nacional. Empresa também passa a aceitar o pagamento via boleto, para se adequar ao Brasil.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G