INOVAÇÃO

Smart grid: serviços diferenciados são a grande aposta

Convergência Digital ... 16/04/2015 ... Convergência Digital

As redes inteligentes, com o Smart Grid, estão cada vez mais próximas do consumidor brasileiro. A CPFL Energia, responsável pela distribuição de energia para aproximadamente 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, iniciará neste ano o projeto de modernização do sistema de medição de consumo entre os clientes de baixa tensão, incluindo os residenciais.

Avaliado em R$ 700 milhões, o projeto prevê a instalação de 2 milhões de medidores em um prazo de cinco a sete anos e é considerado o maior do gênero em contratação no mundo atualmente. Com a expansão da tecnologia de Smart Grid para os consumidores do grupo B, a CPFL almeja melhorar os indicadores de serviços prestados e dar início à oferta de outros serviços, como, por exemplo, o acionamento automatizado de aparelhos elétricos.

A iniciativa, explica o diretor de Engenharia da CPFL, Paulo Bombassaro, é a segunda etapa da implantação do Smart Grid nas áreas atendidas pelas concessionárias do grupo, entre elas a Paulista, a Piratininga e a RGE. De 2012 até o final do ano passado, a nova tecnologia foi adotada em 100% dos clientes do chamado grupo A, indústrias e comércios atendidas com alta e média tensão.

"Já temos 25 mil clientes ligados, os quais representam 40% do faturamento da empresa. Agora vamos instalar dois milhões de novos medidores, em um período de cinco a sete anos. Isso significa que, em um ritmo normal, podemos fazer mais de 300 mil substituições por ano", disse Bombassaro.

A oferta de serviços diferenciados é uma das grandes apostas par a adoção da tecnologia. "Com a infraestrutura montada, podemos fornecer um serviço para o controle do ar condicionado de uma residência, por exemplo. Outra opção é termos um acordo com o cliente que autorize o desligamento de energia em condições de emergência, em troca da cobrança de uma tarifa diferenciada", diz o diretor.

Ele lembrou o apagão ocorrido em janeiro, quando o Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico determinou a redução da carga. Como não há tecnologia aplicada para uma seleção dos clientes, as concessionárias são obrigadas a selecionar regiões inteiras. O Smart Grid poderá permitir o desligamento seletivo em situações como essa.

O impacto do smart grid no mercado brasileiro será tema de debates na 15ª edição do Rio Wireless, que acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro. Conheça a programação. Clique aqui.

Fonte: Estadão Conteúdo


Cloud Computing
Google Cloud, enfim, passa aceitar o pagamento em Real

Clientes novos e atuais do G Suite passam a pagar o serviço por dinheiro local ou cartão de crédito nacional. Empresa também passa a aceitar o pagamento via boleto, para se adequar ao Brasil.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G