NEGÓCIOS

Números não batem sobre vendas de PCs no Brasil nos dois primeiros meses do ano

Ana Paula Lobo* ... 20/04/2015 ... Convergência Digital

Os números sobre as vendas de PCs - incluindo desktops, notebooks e tablets - não batem com relação a janeiro e fevereiro no Brasil. Segundo dados da IDC, agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee), os bens de informática apresentaram retração de 12% nos dois primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2014, com a comercialização de 2,5 milhões de unidades.

Os tablets, que representaram 47% das vendas, recuaram 5%. Já os notebooks caíram 16% e os desktops 23%. Considerando apenas o mês de fevereiro (em relação a fevereiro/2014), o mercado de computadores reduziu 24%, com queda de 26% no mercado de tablets, de 29% nos desktops e de 16% nos notebooks.

Os dados, no entanto, são distintos do IBGE. Segundo o instituto, em apenas dois meses, a venda de equipamentos de informática e comunicação acumula alta de 14,5% – embora no acumulado em 12 meses o cenário seja de aparente estabilidade, com leve alta de 0,3%. Esse desempenho, segundo o IBGE, “pode ser explicado pelo comportamento dos preços do principal produto que compõe a atividade”.

O principal produto, no caso, refere-se ao microcomputador, que de acordo com o Instituto viram os preços caírem 8,5% no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro de 2015, enquanto no mesmo período a inflação, medida pelo IPCA, bateu em 7,7%. Veja a matéria do IBGE.


Cloud Computing
Google Cloud, enfim, passa aceitar o pagamento em Real

Clientes novos e atuais do G Suite passam a pagar o serviço por dinheiro local ou cartão de crédito nacional. Empresa também passa a aceitar o pagamento via boleto, para se adequar ao Brasil.

Intel: O Brasil precisa decidir o que quer ser na transformação digital

Para o presidente da empresa no Brasil, Maurício Ruiz, como o País é muito voltado para o seu consumo interno, a pressão por competitividade acaba sendo menor do que a desejada.

TOTVS desiste de hardware e vende unidade da Bematech para a Elgin

Venda das impressoras de cupom fiscal, principal ativo da Bematech, ficou em R$ 25 milhões e foi feita para a Elgin. Em 2015, a TOTVS investiu R$ 550 milhões na companhia apostando nas vendas combinadas. Os ativos de software foram mantidos pela TOTVS.

SAP e Apple: privacidade dos dados é uma das questões mais importantes do século

"O telefone que você tem no agora no seu bolso tem mais dados sobre você do que em sua casa inteira — se alguém invadir a casa vai saber uma fração do que seu smartphone sabe", advertiu Tim Cook, presidente da Apple. SAP reconstruiu aplicativos móveis para integração total com os dispositivos da Apple.

Guinada digital faz bancos mudarem a maneira de comprar TICs

As instituições financeiras cada vez mais investem no modelo de serviços e no desenvolvimento de aplicações para os clientes, diz o diretor de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Mobile banking vira canal preferido do correntista e chega a dois dígitos na movimentação financeira.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G