INOVAÇÃO

Cidades inteligentes: hackers são uma ameaça real

Convergência Digital ... 22/04/2015 ... Convergência Digital

A segurança segue sendo um ponto central para o sucesso do uso da Internet das Coisas nos projetos de Cidades Inteligentes. Mas há falhas sendo detectadas, e uma delas envolve o uso de sensores de sinais de trânsito sem recursos de proteção, entre eles, a criptografia. Para Cesar Cerrudo, pesquisador de segurança da Argentina e diretor de tecnologia da IOActive Labs, sem recursos de segurança, os sensores do sinais inteligentes ficam vulneráveis aos hackers.

Há um ano,o especialista testou 200 mil sensores de controle de tráfego instalados nos principais centros, como Washington; Nova Iorque; Nova Jersey; São Francisco; Seattle; Lyon, França; e Melbourne, na Austrália, e detectou que as informações colhidas nesses sensores poderiam ser coletadas por hackers. Na semana passada, um novo teste foi feito em São Francisco e, segundo o pesquisador, as falhas continuavam as mesmas. De acordo com Cerrudo, os dados não foram criptografados como o prometido. Também foram detectadas falhas como erros de software, que permitiam a invasão do sistema.

“A ameaça é real e imediata”, contou Cerrudo ao jornal The New York Time. Em 2014, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos admitiu em um relatório que "uma sofisticada ameaça" havia invadido a rede do sistema de controle de um serviço público, simplesmente adivinhando uma senha em um sistema conectado à web. A situação preocupa uma vez que os investimentos em cidades inteligentes crescem de forma significativa. Tanto que até 2020, o mercado de cidades inteligentes chegará a US$ 1 trilhão, projeta a consultoria Frost & Sullivan.  

A Internet das Coisas e o impacto nas Cidades Inteligentes é tema da 15ª Rio Wireless, que acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro, com a presença de especialistas do Governo, da indústira e da socidade. Conheça a programação


Cloud Computing
Augmented Analytics: a próxima onda na análise dos dados

Solução, de acordo com o Gartner, será responsável por mais uma disrupção no mercado de dados. A consultoria indica ainda que Inteligência Artificial (IA) explicável e inteligência contínua vão mudar o mercado nos próximos cinco anos.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G