TELECOM

Teles mantêm cortes na Internet, mas prometem esclarecer usuários

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/04/2015 ... Convergência Digital

Diante das reações negativas ao corte das conexões à Internet ao fim das franquias – e dos processos judiciais que pipocam em vários estados do país – as operadoras móveis decidiram levar ao governo uma proposta para melhorar a comunicação com os clientes sobre a contratação e uso dos planos de dados. Até que isso esteja na rua, a promessa é de que o corte não será ampliado para novos planos – notadamente os pós-pagos.

Um termo de compromisso, subscrito por Vivo, TIM, Claro, Oi, Algar e Sercomtel, foi levado nesta quinta-feira, 23/4, ao Ministério das Comunicações e à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Ele prevê a elaboração de um ‘código de conduta’ para as propagandas de acesso à Internet móvel, uma campanha de informação sobre como funcionam os pacotes de dados e a disponibilização de uma ferramenta para controle do consumo.

“É um compromisso público conjunto das empresas, porque entendemos que com o crescimento grande do uso é natural que alterações acabem causando reações e a necessidade de melhor comunicar essas mudanças”, diz o presidente da TIM, Rodrigo Abreu. Mas ele deixa claro que a decisão de cortar o acesso após o consumo da franquia continua. Temos absoluta convicção de que não existe nenhum tipo de ilegalidade, nenhum tipo de violação de regulamento”, emenda.

As operadoras também prometeram que até que os itens do compromisso sejam colocados em prática, não haverá a inclusão de novos planos no sistema de corte do acesso ao fim da franquia. “O importante é que as empresas sinalizaram atuar naquilo que a Anatel vê como mais importante, que é a transparência. Vamos acompanhar, mas até que as ações comecem, o corte não será ampliado”, diz a superintendente de Relações com os Consumidores da agência, Elisa Peixoto.

Vale dizer que os três compromissos – melhorar a comunicação, fazer campanha educativa e oferecer uma ferramenta de controle de consumo de dados – já são obrigações previstas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, ou simplesmente RGC, aprovado pela Anatel no ano passado. Ainda assim, as teles sustentam que o compromisso fará diferença e que medidas genéricas daquela norma serão melhor detalhadas.

“Não temos dúvida de que com esse compromisso vamos reduzir os problemas”, frisou o presidente da Claro, Carlos Zenteno. “Mesmo a ferramenta de medição do consumo será melhorada, para facilitar a utilização”, completa. Pelo termo apresentado ao governo, essa ferramenta melhorada será apresentada em 30 dias. Junto com ela, deverá ser concluído o código de conduta de como será a publicidade do serviço. E em 60 dias deve ser iniciada a campanha para explicar como funciona o consumo do pacote de dados.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel propõe liberdade tarifária em chamadas de longa distância

Segundo a agência, consumidores têm amplas opções de serviço, a começar por ligações de voz sobre IP em diferentes aplicativos que usam a internet. Hoje a maior parte das teles oferece voz gratuita para vender o pacote de dados.

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G