INCLUSÃO DIGITAL

No Rio de Janeiro, 50% das escolas não têm 1Mega para acessar à Internet

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 19/05/2015 ... Convergência Digital

O secretário Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Antonio Neto, admitiu na sua participação na 15ª Rio Wireless, realizada nos dias 06 e 07 de maio, que apenas 20% das escolas no Estado têm acesso com fibra óptica. Também revelou que 50% das escolas não possui 1 Mega de velocidade, para ser compartilhado por toda a instituição.

"Isso não é internet para resolver a questão de acesso de escola alguma", admite Antonio Neto. Ele diz que há ações em curso sendo realizadas pelo Governo - entre elas - a retomada da Parceria Público-Privada para ampliar a rede de fibra óptica do Estado do Rio de Janeiro.

Mas a velocidade de ação é o ponto crítico do Brasil para levar Internet às escolas. "Nos Estados Unidos, eles definiram que, em cinco anos, vão ter 1 Mega para cada estudante. E hoje, 28% das escolas lá não têm Internet. Nós tínhamos que ter uma estratégia de longo prazo para ser cumprida no Brasil", frisa Antonio Neto. Assista a participação do Secretário Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Antonio Neto.


Saldo de R$ 1,2 bilhão vai para transmissores em cidades pequenas e banda larga na Amazônia

Divisão dos recursos já é considerada como questão pacificada entre  as operadoras móveis e as emissoras de TV. 

Mais da metade das mulheres no mundo está sem acesso à Internet

União Internacional de Telecomunicações adverte que o sexo feminino é o mais afetado pela desigualdade no acesso à banda larga, em especial, nos países em desenvolvimento.

Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G