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Claro muda de estratégia e fecha acordo 'zero rating' com OTTs

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 15/06/2015

Numa mudança de estratégia impulsionada pelo interesse em crescer a base e sair da terceira posição no ranking nacional de serviços móveis, a Claro anunciou nesta segunda-feira, 15/06 que terá uma promoção do seu pacote Internet Turbinada 4G com WhatsApp, Facebook e Twitter gratuitos para todos planos da operadora.

“Queremos entregar aos nossos clientes o que eles mais precisam e apreciam: navegar na Internet como e onde quiser, com qualidade e velocidade. E, agora, somos a única operadora a oferecer as três principais redes sociais grátis, dentro do pacote contratado”, diz Carlos Zenteno, presidente da Claro.

Mas os aplicativos de voz do WhatsApp e do Facebook ficaram de fora do acerto firmado entre tele e mídias sociais. "Isso seria canabilizar o nosso produto", explicou o presidente da Claro. A tele divulgou um estudo, da CVA Solutions, onde se apura que o número de usuários de internet no Brasil dobrou em três anos e, hoje, passa de 70%.

Quando direcionado à utilização de aplicativos, este número é ainda mais relevante. Entre os consumidores de planos pós-pagos, no WhatsApp, já são mais de 86,5%, e 77.7% no pré-pago, segundo a consultoria.

O posionamento precisa ser entendido como uma guinada. No final de abril, em outro evento em São Paulo, o presidente da Claro, Carlos Zenteno, informava que menos de 1% dos clientes da Claro ficam apenas no Facebook ou no Twitter. Com esse dado, acrescentou o executivo, o fim das promoções envolvendo os acordos de 'zero rating' com as redes sociais se 'justificava'.

"Nossos usuários vão para as redes sociais e navegam, consumindo seus pacotes de dados. Eles não ficam apenas no Facebook ou no Twitter.Eles clicam em links. Eles vão para a Internet. Por isso, articulamos o pacote Internet Turbinada, onde há a promoção de megabytes extras para o cliente. Essa iniciativa favorece ao consumo do cliente", ponderou à época, Zenteno. Menos de dois meses depois, o modelo mudou.

Para comunicar a promoção, a Claro lança nesta segunda-feira, 15, em todo o país, uma nova campanha considerada a segunda fase da Internet Turbinada, colocada no mercado em abril. A ideia é atender as recomendações das entidades de Defesa do Consumidor e evitar problemas judiciais.

*Com informações da Claro e de agências de notícias

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