GOVERNO

Governo adia, mais uma vez, megapiloto de Internet das Coisas no país

Ana Paula Lobo ... 17/06/2015 ... Convergência Digital

Como o mercado já esperava, o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) não vai começar em 30 de junho como o programado anteriormente. O Ministério das Cidades anunciou nesta quarta-feira, 17/06, um novo adiamento, agora, para 1º de janeiro de 2016. A iniciativa - considerada um megapiloto de Internet das Coisas - prevê a instalação de tags em veículos nacionais e importados. Os chips deverão ser instalados numa frota estimada em 50 mihões de automóveis ativos.

O adiamento foi decidido na reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O SINIAV tem como objetivo a prevenção, fiscalização e repressão ao furto e roubo de veículos e de cargas. A tag consiste na identificação de veículos por radiofrequência, por meio de dispositivo de identificação eletrônico instalado no veículo, antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados de monitoramento. O informe oficial do Ministério das Cidades diz ainda que a instalação dos chips atenderá um cronograma, a ser definido pelo Governo.

Um dos grandes problemas para o megapiloto de Internet das Coisas é a resistência à iniciativa por parte dos órgãos de trânsito. Os DETRANs estaduais não se preparam e o DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito não tem como obrigar a implantação do SINIAV. Em São Paulo, por exemplo, o serviço Sem Parar adotou um modelo próprio, bem próximo do SINIAV, mas sem tantas exigências como o projeto determinado pelo governo.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Adiamento de tributos do Simples termina em setembro

A partir de outubro voltam os prazos de recolhimento adiados como medida durante a pandemia de Covid-19.

STJ nega envio de 'Caixa de Pandora' para Justiça Eleitoral

Quarta Turma do Supertior Tribunal de Justiça autorizou, no entanto, nova perícia nos vídeos que flagraram, em 2009, empresários de tecnologia da informação pagando propina a integrantes do governo do Distrito Federal. 

MCTI e MCom vão compartilhar orçamento até 2021

Portaria interministerial foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Até junho de 2021, os recursos serão compartilhados e será criado um Centro de Custos para a divisão dos gastos entre os dois ministérios, até a definição do orçamento de 2021.

TICs ganham fôlego com retirada do pedido de urgência da reforma tributária

Decisão agrada as empresas de software e serviços e ao mercado de telecomunicações. Isso porque a proposta de unificação do PIS e da Cofins, com elevação da alíquota para 12%, seria prejudicial para o setor, que pagaria ainda mais imposto.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G