INOVAÇÃO

Taxistas protestam contra Uber em debate na Câmara

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/06/2015 ... Convergência Digital

Em um plenário lotado por taxistas, o clima chegou a ficar tenso durante debate promovido nesta quinta, 18/6, sobre o aplicativo Uber na Comissão de Viação e Transportes. Os motoristas profissionais protestaram contra o representante da empresa que oferece o aplicativo e os (poucos) deputados que defenderam que o Congresso não pode ignorar avanços tecnológicos.

“A Uber burla e zomba das leis brasileiras e promove o transporte clandestino”, reclamou o presidente da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxi, Edmilson Americano, que sustentou que o app que conecta passageiros e motoristas autônomos “promove concorrência desleal”.

De sua parte, o diretor e representante do aplicativo Uber no Brasil, Daniel Mangabeira, sustentou que a convivência é possível. “A Uber não conflita com os táxis. É uma tecnologia de conexão entre o usuário e o motorista parceiro, dotando de eficiência a oferta e demanda de um serviço específico. Do lado da tecnologia, a gente sabe que toda inovação gera resistência, controvérsia.”

O debate, porém, se deu entre vaias e gritos. As manifestações pró-taxistas mereceram aplausos. Enquanto as menções de que há espaço para a nova tecnologia foram abafadas por taxistas encolerizados. Houve diversos episódios de bate-boca. Também aos gritos, Americano, da mesa da Comissão, disparou ao representante do aplicativo que “corra daqui a Uber”.

Entre os deputados presentes, algumas divergências, embora a maioria tenha buscado fazer coro com os motoristas profissionais. Para o deputado Bruno Covas (PSDB-SP), “o Congresso precisa tomar uma atitude política para proteger os taxistas”.

Praticamente o único a acreditar na convivência, o deputado Julio Lopes (PP-RJ) tentou lembrar – entre vaias – que “conceitos como esse, soluções que inovam, podem e devem vir para melhorar a vida dos cidadãos e o legislador tem que contemplar essas questões. É necessário que a Uber tenha ônus, custos, compatíveis com os dos taxistas, mas não se pode criar um mercado privativo dos táxis.”


Cloud Computing
Google Cloud, enfim, passa aceitar o pagamento em Real

Clientes novos e atuais do G Suite passam a pagar o serviço por dinheiro local ou cartão de crédito nacional. Empresa também passa a aceitar o pagamento via boleto, para se adequar ao Brasil.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G