SEGURANÇA

Segurança: Backdoors estão ativos em equipamentos no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/08/2015 ... Convergência Digital

Responsável pelo inquérito da Polícia Federal que investigou a violação das comunicações da presidenta Dilma Rousseff – na esteira das denúncias de Edward Snowden – o delegado Carlos Eduardo Sobral, hoje na secretaria extraordinária de grandes eventos, lembrou nesta quinta-feira, 20/8, na CPI dos Crimes Cibernéticos, que as vulnerabilidades identificadas então permanecem.

“É uma questão delicada. Quando tratamos de inteligência de Estado não tratamos mais de crime organizado, mas um nível extremamente mais elevado. É segurança nacional, e há uma disputa grande internacional entre Estados Unidos, Europa, China e Rússia, e nesse contexto que estamos”, afirmou Sobral, ao reconhecer que não houve como materializar a interceptação.

Como destacou, as possibilidades de interceptação das comunicações, que o inquérito não conseguiu materializar, têm relação direta com a dependência tecnológica. “Nós usamos equipamentos que não são nacionais. São americanos, chineses, russos, europeus. E esses equipamentos normalmente têm um backdoor, têm uma parta de saída que pode ser aberta”, disse.

Para ele, o resultado da investigação foi em reforçar o alerta. “O recado foi claro: protejam-se, protejam as suas informações, criem a criptografia de Estado brasileiro, desenvolvam técnicas para proteger os dados, criem seus próprios antivírus. Protejam as informações porque o risco vai continuar, porque usamos satélites que não são nossos, usamos fibras ópticas em cabos submarinos que passam pelos Estados Unidos e outros países.”


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Reconhecimento facial protagoniza segurança na Copa América

Evento que é considerado o maior do futebol na América Latina terá um mega esquema de segurança e as atividades controladas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília.

Fraude na Internet: Um em cada cinco brasileiros já foi vítima de roubo de identidade

Pesquisa, produzida pela PSafe, projeta que 24,2 milhões de brasileiros foram potenciais vítimas de fraudes online em todo país. O telefone é o dado mais usado de forma fraudulenta, seeguido de credenciais de redes sociais.

Segurança cibernética é tecnológica, é política e é estratégica para um País

Segurança cibernética permeia todas as ações de proteção de uma empresa ou País, advertiu o diretor de relações governamentais e regulatórios da Huawei Brasil, Carlos Lauria.

Vulnerabilidade BlueKeep, no Windows, é tão perigosa quanto foi o Wanna Cry

rA recomendação urgente é a atualização dos sistemas operacionais Windows, em especial, os mais antigos como o Windows 2003, Windows Server 2008 e 2008 R2.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G