TELECOM

Teles x OTTs: Google diz que debate precisa acontecer 'sem paixão'

Convergência Digital* ... 25/08/2015 ... Convergência Digital

'Sem paixão'. Assim o presidente do Google, Fabio Coelho, disse que tem de ser o debate sobre o impacto de novos serviços no mercado de Telecomunicações. Segundo ele, há diferentes forças competitivas e um ajuste precisa ser feito, mas que é preciso impedir que se crie um ambiente de incerteza no Brasil. Em evento realizado em São Paulo, o executivo disse ainda que o Google está fora desse embate regulatório. “Nós pagamos todos os impostos no Brasil; somos uma empresa de tecnologia que é tributada como tal”, sustentou.

Especificamente sobre o WhatsApp e outros serviços de voz, Coelho lembrou que as teles detêm um naco da receita desses aplicativos. “Vale lembrar que quem trouxe o WhatsApp para dentro das plataformas foram as próprias empresas de telecomunicações, que cobram por isso através de seus planos de dados”, pontuou. Nesta terça-feira, 25/08, o Google divulgou uma pesquisa sobre o nível de conectividade do brasileiro.

O estudo faz parte do programa “Micro-momentos” do Google, que tem como objetivo entender o novo comportamento do consumidor. Ela foi realizada entre junho e agosto de 2015 e entrevistou mais de 1.200 usuários de smartphones. Todos tinham idade entre 14 e 54 anos e eram das classes A, B e C das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. O levantamento constatou, por exemplo, que o tempo gasto pelas pessoas na internet em dispositivos móveis aumentou 112% no último ano.

Em cinco anos,  houve um aumento de quase dez vezes no número de brasileiros que acessam a internet pelo celular. Em 2015, são 93 milhões de pessoas, contra 10 milhões em 2010, pontua ainda o estudo. Para Fabio Coelho, a principal diferença entre o consumidor brasileiro e de outros mercados é o uso do YouTube. “O brasileiro consome e posta muitos vídeos na plataforma, pois ele é hipersocial”, disse.

Com tanta audiência, não poderia ser diferente: o Brasil é um dos principais mercados do YouTube no mundo. “Com a ascensão econômica da classe C, a nossa plataforma de vídeos no Brasil aumentou consideravelmente, virou nosso foco”, conta o presidente. Houve um aumento de 72% em buscas relacionadas a “como fazer” no YouTube.

Isso significa que os brasileiros estão utilizando a plataforma de vídeos para aprender coisas. De acordo ainda com a pesquisa, no primeiro semestre de 2015, brasileiros viram mais de 2 milhões de horas desse tipo de conteúdo -- metade desse tempo foi gasto em smartphones e tablets.

*Com agências de notícias, G1 e Olhar Digital e Exame


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Câmara proíbe teles de enviarem mensagens comerciais a clientes

Projeto de Lei 757/03 altera a LGT para vedar o envio de mensagens comerciais próprias ou de terceiros para os celulares dos clientes da telefonia móvel. Terminativo na CCJ, PL segue direto ao Senado. 

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G