TELECOM

Exército busca soluções tecnológicas nacionais em comunicações

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/08/2015 ... Convergência Digital

O Exército Brasileiro foi ao Fórum RNP nesta quarta, 26/8, e deixou um recado à indústria nacional de tecnologia: hoje, a orientação é buscar prioritariamente soluções nacionais, a começar pelos projetos de conectividade, defesa cibernética e a busca por um sistema integrado nacional de comunicações baseado em tecnologias 4G.

“Vivemos um momento novo nas Forças Armadas, uma orientação para que se olhe as soluções dentro do Brasil. Já fomos muito importadores das soluções do estado da arte. Deve se buscar o estado da arte, mas por um roadmap tecnológico em que possa chegar a uma solução ótima, de mercado, até exportadora, mas que se inicie no Brasil com a resposta possível. Até com requisitos um pouco mais simples em uma fase inicial”, afirmou o vice-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações, general Antonino dos Santos Guerra.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa realiza nesta semana, em Brasília, seu fórum anual e estreou uma trilha sobre a indústria de defesa. Santos Guerra listou ali iniciativas como o programa de defesa cibernética; o Amazônia Conectada, de fibras ópticas subaquáticas; e a busca que continua por um Sistema Nacional de Comunicações Críticas, uma rede com tecnologia 4G interoperável entre Forças Armadas, segurança pública, serviços de emergência.

Há iniciativas bem sucedidas. “Fizemos um simulador de operações cibernéticas dentro do Exército. Pesquisamos soluções de Israel, Itália, França, fizemos nossos requisitos e a indústria nacional foi capaz de responder. Temos o melhor simulador de guerra cibernética do mundo, feito por uma empresa brasileira”, afirmou o general. Já o Amazônia Conectada trocou o fornecedor nacional de fibras ópticas por uma fábrica da Noruega, que propôs um preço 60% menor.

Foi o jeito de fazer andar o projeto, que sofreu com cortes orçamentários. Mas a orientação de privilegiar compras nacionais continua. “Os negócios nas Forças Armadas são de longa gestação, mas persistentes, não são abandonados. E temos a orientação de buscar mais conteúdo nacional. A gente pode esperar a maturidade da empresa nacional, não estamos com o inimigo às portas, temos tempo de maturar uma solução e construí-la com a nossa tecnologia”, disse.

Sinal disso é a busca por um sistema nacional de comunicações que seja interoperável entre defesa, segurança pública e serviços de emergência baseado em 4G. O Exército vem liderando essa questão há anos e tem um projeto piloto em Brasília. Neste ano, vai para a primeira contratação – fazer a rede no Distrito Federal. O processo de informações e cotações, via RFI, começa ainda este ano e deve ter licitação em 2016. “Como são redes, alguma parcela será importada. Mas o integrador será necessariamente nacional”, afirmou Santos Guerra.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G