GESTÃO

Hospital Albert Einstein duplica servidores para evitar falhas em TI

Roberta Prescott ... 26/08/2015 ... Convergência Digital

Veja a cobertura especial do EMC Forum 2015O Hospital Albert Einstein alcançou 99,95% de disponibilidade de sua infraestrutura de tecnologia da informação após passar por um processo de transformação interna e de mais que duplicar a quantidade de servidores.

Em palestra durante o EMC Forum 2015,  realizado nesta quarta-feira, 26/08, Leandro Cruz, gerente de infraestrutura de TI do hospital, relatou que obter índices mais altos de disponibilidades é imprescindível para o hospital. Como explicou, para o Albert Einstein, o sistema ficar lento é tão ruim quanto não ter. “Entregar um exame duas horas depois pode ser tão ruim quanto ele nunca chegar”, comparou. Foi necessário transformar a cultura da empresa para melhorar a disponibilidade, que, em 2011, era 99,67%.

“Mudou a forma como trabalhávamos. Começamos a pensar mais estratégico, porque, em 2012, ainda ficávamos 80% do tempo correndo atrás de incidentes e 20% pensando em coisas novas. E, quando começamos a pensar como agentes de transformação, a coisa mudou”, ressaltou.

Em 2012, o hospital levou a cabo a consolidação de data center, a virtualização de servidores, a criação de pools de recursos (como de computação, armazenamento, rede e backup) e o início de monitoração para antever problemas. Estas ações resultaram em 99,86% de disponibilidade, quando o Albert Einstein somava 240 servidores.

No ano seguinte, o número de servidores passou para 420, quando a infraestrutura de TI alcançou disponibilidade de 99,94%. Em 2013, a área liderada por Leandro Cruz realizou projetos de redundância WAN e voz, ampliação da monitoração e consolidação de storages híbridos. “Tínhamos storages com diversas tecnologias e começamos a consolidar em um grande pool. Ter desempenho e capacidade de realocar os dados são pontos muito importantes”, destacou.

Já em 2014, o Hospital Albert Einstein decidiu pela internalização do call center, que, até então, tinha a infraestrutura terceirizada. “Decidimos trazer para dentro de casa e fazer com próprios recursos. Mas como migrar a infraestrutura de terceiro para interno sem perder chamada? E a nossa opção 0 do call center é ambulância”, ressaltou, frisando a necessidade de ter o atendimento aos pacientes funcionando sem interrupção.

Atualmente, o hospital monitora cerca de 12 mil itens a cada três minutos, entre serviços, switches e accesses points, e possui 540 servidores. A disponibilidade chegou a 99,95% com a meta de subir para 99,96% neste ano.

Veja a cobertura especial do EMC Forum 2015


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