Home - Convergência Digital

Para enfrentar o Uber, arregace a manga e faça um app melhor

Convergência Digital - Carreira
Roberta Prescott - 26/08/2015

Veja a cobertura especial do EMC Forum 2015O aplicativo Uber, que se vende como a conexão entre o passageiro e seu “motorista particular”, tem sido combativo em diversas partes do mundo por taxistas que viram seu mercado ameaçado pela entrada do novo competidor. Afinal, ao oferecer um serviço tido por muitos usuários superior ao táxi comum, o Uber caiu no gosto dos clientes. Mas, e se em vez de tentar combater o Uber, a indústria não criasse um serviço melhor?

“Em Cingapura, desenvolveram uma aplicação melhor e ninguém usa o Uber”, destacou Ryan Peterson, estrategista-chefe de tecnologias emergentes da EMC, destacou, durante coletiva de imprensa do EMC Forum 2015. Por trás do exemplo, o executivo quis ressaltar que os CEOs têm duas alternativas: ou forçar o Uber a parar ou construir algo melhor que tire mercado dele.

O desenvolvimento de soluções e aplicações revolucionárias, ressaltou Peterson, ficou mais fácil a partir da redução do custo da tecnologia. E o Hadoop vem exercendo um papel fundamental nisto, uma vez que seu custo é muito inferior que o data warehouse tradicional.

Sem revelar o nome, ele citou o exemplo de uma operadora de telecomunicações que conseguiu melhorar as análises de, por exemplo, ligações interrompidas e uso do serviço, ao migrar do banco de dados da Oracle para Hadoop. “Mudar onde você armazena os dados pode fazer uma enorme diferença.”

O exemplo do Uber voltou à pauta quando o executivo explicou como empresas estão surgindo do nada e conquistando espaço importante de mercado — e, em muitos casos, substituindo companhias tradicionais. Em comum, Uber, Airbnb e PayPal têm seus negócios baseados na chamada terceira plataforma.

Veja a cobertura especial do EMC Forum 2015

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

28/03/2017
Carlos Cunha deixa Dell EMC. Giampaolo Michelucci assume como líder de Enterprise

22/03/2017
Migração para armazenamento all-flash é inevitável

21/03/2017
Dell EMC: Modernização dos data centers passa pelo uso da tecnologia all-flash

30/11/2016
Dell EMC detalha planos para a operação no Brasil em 2017

19/05/2016
Dell produz storage no Brasil para ser top 3 em data center e nuvem híbrida

27/04/2016
Compra da EMC faz Dell revisar política de vendas por canais

10/03/2016
EMC Academic Alliance investe em P&D com universidades

01/03/2016
Europa dá sinal verde para a compra da EMC pela Dell

01/02/2016
EMC e Dell trabalham para criar uma gigante de TI no Brasil

19/10/2015
Mais que hardware, software fará a diferença para a Dell/EMC

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site