Convergência Digital - Home

CIOs estão num 'buraco negro' e sofrem na era dos dados

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 26/08/2015

Veja a cobertura especial do EMC Forum 2015Ao abrir o EMC Forum 2015, realizado nesta quarta-feira, 26/08, em São Paulo, a brasileira e pernambucana, Patrícia Florissi, que responde como CTO (Chief Technology Officer) e vice-presidente de vendas globais da companhia, deixou claro que a maior parte dos gestores da Tecnologia está num 'buraco negro' e têm grande dificuldade para migrar da segunda plataforma - do cliente/servidor - para a terceira plataforma - cloud, big data e redes sociais.

"Uma pesquisa feita pela EMC, com a Intel, com 3000 mil líderes mundiais detectou que apenas 10% dos CIOs se sentem preparados para enfrentar a era da Informação. Outros 41% assumem que precisam mudar, mas, simplesmente, não sabem como", sinalizou a executiva. Para Patrícia Florissi, há uma resistência dos CIOs em entender que a convergência é o novo caminho.

"Muitos enxergam ainda a TI com movimentos estanques, mas a verdade, como disse Marc Andreesen, fundador do Netscape, o software está devorando o mundo". A executiva reportou que as despesas em TI em todo o mundo vão somar, de acordo com a IDC, US$ 3,9 trilhões, sendo que 70% serão direcionados à segunda plataforma, suportada por serviços de internet e organizada no modelo cliente/servidor.

Em 2020, afirmou Patrícia Florissi, esse montante saltará para US$ 4,6 trilhões. "Haverá uma grande pressão no CIO. Ele terá que predizer a oportunidade, manter o legado, gerenciar o risco e manter a segurança. Os recursos vão sair da segunda plataforma para a terceira plataforma, e com menos dinheiro para gastar. Os próximos cinco anos serão desafiadores", completou a CTO da EMC.

Veja a cobertura especial do EMC Forum 2015


Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site