Convergência Digital - Home

TIM reinventa o data warehouse para embarcar no big data

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Roberta Prescott - 27/08/2015

Veja a cobertura especial do EMC Forum 2015Em 2014, segundo dados divulgados pelo presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, 30 milhões de dados do CDR (informações dos assinantes) foram analisados e serviram de base para a escolha dos sites para o projeto Mobile Broadband, um dos mais importantes da TIM em infraestrutura de rede e que leva fibra óptica às ERBs. Ao mesmo tempo, a tele passou a analisar, diariamente, milhões de mensagens das redes sociais, entre elas Facebook e Twitter, para aperfeiçoar o canal de relacionamento com o cliente.

No EMC Forum 2015, realizado nesta quarta-feira, 26/08, em São Paulo, a gerente de projetos da TIM Brasil, Erika Costa, revelou que a operadora possui hoje três frentes de atuação no big data, sendo que uma delas é a reinvenção do data warehouse,  tarefa na qual a EMC é parceira desde 2014. "Percebemos com a prova piloto que o nosso BI estava obsoleto. Tínhamos que rever a maneira de transformar o dado em informação mais eficiente", contou.

Segundo ainda a especialista, hoje, a barreira cultural é um desafio a ser superado, assim como, a escassez de bons profissionais para atuar com big data. No dia a dia, a TIM reuniu um time de 90 especialistas para cuidar da iniciativa big data. Assista entrevista da gerente de projetos da TIM Brasil, Erika Costa, dada à CDTV do portal Convergência Digital.


LEIA TAMBÉM:
Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site