INCLUSÃO DIGITAL

Anatel libera pequenos provedores de outorga obrigatória

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/08/2015 ... Convergência Digital

Os pequenos provedores Internet não vão mais precisar de licença da Anatel para funcionar – ao menos enquanto tiverem menos de cinco mil clientes. A proposta será colocada em consulta pública e será discutida por 60 dias e objeto de uma audiência em Brasília durante esse período.

Além da linha de corte em cinco mil assinantes, ofertas de Serviço de Comunicação Multimídia e Serviço Limitado Privado serão dispensadas de licença prévia da agência quando forem prestados por meio confinado (como fibras ópticas, por exemplo) ou por equipamentos de radiação restrita (como Wi-Fi).

Por conta disso, além da licença prévia os (bem) pequenos provedores também serão dispensados de licenciamento os equipamentos usados para a prestação dos serviços – sempre mantendo a regra de que sejam meios confinados ou equipamentos de radiação restrita.

“O peso do fardo regulatório deve variar conforme tamanho e posição da empresa no mercado. Grandes obrigações para pequenos prestadores são barreiras de entrada e competição”, sustentou o conselheiro Rodrigo Zerbone, relator da proposta que vai à consulta.

Segundo ele, a medida “retira uma série de ônus que empresas têm para entrar e se desenvolver no mercado, além da dificuldade de pequenos empresários no interior do Brasil de ter ciência de todas as regras e necessidades burocráticas para a prestação de SCM”.

Não por menos, o Conselho Diretor espera que essa mudança se reflita em “preços mais acessíveis e maior qualidade decorrente da competição e entrada de novos prestadores, ampliação da oferta no interior, locais menos atrativos e mesmo na periferia dos centros urbanos”.

A proposta usa o artigo 131 da Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97), que exige licença para exploração, mas deixa à cargo da agência reguladora a definição dos “casos que independerão de autorização”. “É a primeira vez que a Anatel usa esse artigo para dispensa de outorga”, disse Zerbone.

“É um avanço ainda tímido, poderia até ser mais de cinco mil assinantes, para a desregulamentação, mas deve abranger milhares de operadoras hoje”, afirmou o presidente da Anatel, João Rezende. Dos 2,3 mil provedores de SCM registrados pela Anatel em junho deste ano, apenas 90 contam mais de cinco mil clientes.

 


MPF recomenda que instituto cancele compra de MacBooks de R$ 12 mil e use PCs mais baratos

Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) quer 20 notebooks da Apple para o setor administrativo, em custo superior a R$ 250 mil. MPF diz que licitação deve incluir outras marcas. 

Covid-19 aumentou o uso da internet nas classes C, D e E

Segundo a pesquisa TIC Covid-19, do Cetic.br, a pandemia aumentou o uso da rede em todas as classes e faixas etárias. O que já era hábito entre os mais ricos, passou a ser mais comum entre os mais pobres para compras e serviços.

Bemol quer Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para levar banda larga para quem não tem nem 3G

Varejista com atuação na região norte do País tem planos de expandir sua infraestrutura para mais cidades, mas conta com a frequência não licenciada, diz o gerente de TI, Jesaias Arruda.

Saúde pública padece de acesso à Internet e de segurança de dados

Processo de levar acesso à Internet para as Unidades Básicas de Saúde(UBS) não avança e apenas 23% delas disponibilizam agendamento de consultas pela Internet. Nas unidades privadas, o atendimento online está em 100% do segmento. Diferença é evidente na comparação do Norte e Nordeste com o Sul e Sudeste.

Escolas viram telecentros para quem não tem acesso à Internet

Maior parte dos usuários vai para fazer pesquisa escolar e digitar currículos ou outros documentos. Conexão à Internet melhorou, mas a maioria tem conexão entre 1 Mpbs até 5 Mbps.

MEC exige energia elétrica nas escolas para levar banda larga

Escolas precisam também estar  em área de cobertura terrestre ou via satélite, e ter mais de 14 matrículas em 2020. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G