TELECOM

Na relação com o consumidor, setor de Telecom não pode brigar com a inovação

Ana Paula Lobo e Luiz queiroz ... 31/08/2015 ... Convergência Digital

Veja a cobertura especial do Painel Telebrasil 2015Ao participar do 59º Painel Telebrasil, que acontece em Brasília, a Superintendente de Relação com o Consumidor da Anatel, Elisa Leonel, disse que as teles não devem temer as reclamações, mas, sim, se basear nelas para melhorar a oferta de serviços. Numa análise fria, a executiva cobrou o uso do big data e das suas ferramentas para a criação de novas ferramentas de atendimento.

"O modelo de telecomunicações precisa dialogar com a Inovação. Não é brigando com ela que Telecom vai desenvolver novos mercados. É preciso adaptar o novo para gerar novas formas de receita", disse Elisa Leonel. E a superintendente da Anatel foi além: "As teles não podem virar os taxistas da vez. Não podemos discutir se o whatsapp de voz pode ou não. É preciso criar serviços, senão o setor vai ficar tão mau visto quanto os taxistas o estão nesse momento por reagirem ao Uber", acrescentou.

Elisa Leonel admitiu que o consumo massivo digital - são 300 horas de vídeo subindo para you tube por minuto - desafia as operadoras de telecomunicações. O usuário da Internet, ponderou ainda, valorizam as interações em tempo real. "Não há alternativa. O mundo mudou e as teles terão de redesenhar os seus serviços". Com relação ao Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), a superintendente da Anatel, disse em entrevista à CDTV, que ele está cumprindo o papel para o qual foi desenhado, mas que ainda passará por novas atualizações. Assistam a entrevista.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G