INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Teles e tevês adiam costura de acordo por 45 dias

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/12/2015 ... Convergência Digital

Em nova reunião do grupo de implementação da TV Digital – que reúne governo, Anatel, teles e tevês – foi acertado esticar por mais 45 dias o prazo de entrega de sugestões de encaminhamento ao Ministério das Comunicações. Ou seja, operadoras móveis e radiodifusores ainda não chegaram a um entendimento sobre como mexer no cronograma do desligamento analógico em todo o país.

O prazo original solicitado pelo Minicom para esse relatório, de 15 dias, terminaria no sábado próximo. No encontro desta quinta, 17/12, o Gired também aprovou a compra de equipamentos conversores de sinais para serem distribuídos aos beneficiários do Cadastro Único de programas sociais em Rio Verde-GO, a cidade-piloto da transição digital.

Tratam-se de conversores bem mais simples do que aqueles entregues aos inscritos no Bolsa Família – serão apenas ‘zappers’, sem recursos de interatividade ou maiores ferramentas. A entrega deve começar em cerca de 10 dias e durar até o fim de janeiro.

Até aqui, a conta é de que cerca de 78% dos domicílios estão aptos a receber os sinais digitais de TV. Mas (novas) mudanças propostas à metodologia de aferição podem elevar o percentual a próximo de 90%. Como há 17 mil inscritos no Cadastro Único (além dos 7 mil do BF) em Rio Verde, acredita-se que nem será preciso distribuir o equipamento a todos para ser atingida a meta de 93%.

O novo prazo para um entendimento entre teles e tevês sobre o calendário de desligamento se alinha com a decisão do governo de adiar a transição na cidade-piloto por mais 60 dias (embora possa ser antes caso efetivamente funcione a estratégia de distribuir novos conversores gratuitamente.


Carreira
TRT precisa se manifestar sobre dissídio de TI em São Paulo

Depois que o desembargador Rafael Pugliese converteu o procedimento pré-processual de tentativa de conciliação é preciso aguardar manifestação do Tribunal para que o processo tenha continuidade.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G