INOVAÇÃO

Com qualificação, Tecnologia gera mais empregos do que destrói

Luis Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 10/10/2016 ... Convergência Digital

Nada de cenários distópicos. Para especialistas, a começar pelo ‘pai’ da internet, Vint Cerf, o avanço tecnológico vai mesmo destruir vários empregos, mas também vai gerar outros. E a principal vacina para as mudanças estruturais trazidas pela tecnologia é estar preparado e qualificado para usar as novas ferramentas. 

“A única forma de ajudar as pessoas a se adaptarem às novas tecnologias é nos certificando que eles têm a habilidade para usar essas tecnologias”, disse Vint Cerf, ao discutir o futuro do trabalho durante o 20o WCIT, o Congresso Mundial de TI realizado em Brasília entre 3 e 5 de outubro. 

“Estamos entrando em um ambiente de trabalho onde haverá muito mais especializações. Significa que vamos começar a fazer propaganda das suas capacidades, do seu tipo de habilidade – e isso vai criar um novo mercado de trabalho. Vamos fazer a transição do modelo de ‘eficiência’ para a ‘experiência do consumidor’, e isso vai envolver pessoas que pensam diferente para avaliar uma experiência diversificada dos clientes”, diz a presidente do Comitê de Estratégia e Desenvolvimento da G3ict, Frances West. 

Para o diretor de Políticas de Comunicação do Uber para a América Latina, Ivo Correa, novos modelos de negócios criam também novas necessidades. “Não vemos tecnologia como ameaça econômica para as pessoas, mas oportunidade de novas possibilidades de trabalho. É claro que a tecnologia elimina alguns tipos de trabalho, mas cria muitas outras”, afirmou. 

Como lembrou, “inúmeras plataformas estão criando possibilidades diferentes. O YouTube criou a profissão de youtuber, de ser dono de um canal. Amazon, eBay, são empresas que reduziram custos de transação e colocaram consumidores e usuários diretamente em contato com transações mais fáceis e mais seguras alavancam oportunidades econômicas. O Uber tem mais de 1 milhão de motoristas no mundo.”

Ainda segundo Vint Cerf, é certo que certos paradigmas mudaram. “Eu estudei, consegui emprego e me aposentei. Mas isso não existe mais. As pessoas que nascem hoje vão viver 100 anos e vão ter várias carreiras. E vão ter que aprender ao longo delas, o que significa por a educação em primeiro lugar.” Assistam a íntegra do painel sobre O futuro do Trabalho, realizado no WCIT 2016.


Cloud Computing
Perda dos dados é o medo real dos gestores de segurança com a nuvem pública

Acessos não autorizados, interfaces inseguras, más configurações e hijacking de contas são as principais vulnerabilidades apontadas pelas companhias para não colocarem suas infraestruturas na nuvem pública, revela estudo global da Check Point.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Serviços de voz estão mais vivos do que nunca na jornada digital

Quem pensa que os serviços de voz serão secundários está cometendo um erro, pontuou Douglas Silva, executivo da AWS. "Acreditamos que nos próximos 24, 36 meses a voz vai evoluir de apenas serviço informacional para transacional".

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

A blockchain bancária é ainda uma produção pequena, mas é um marco para o setor, observa o diretor setorial de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Sobre o Open Banking, a única certeza é que ele vai vir e já no ano que vem.

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Para o diretor de DCX das Capgemini, Thiago Nascimento, a tecnologia de livro-razão (Distributed Ledger) será disruptiva e exigirá a interoperabilidade do setor financeiro.

Biometria é o ‘empurrão do governo’ para aumentar a bancarização

Inclusão financeira passa por ações mais efetivas do governo, como aconteceu na Índia, afirma diretor-geral da Tata Consultancy Services no Brasil, Tushar Parikh.

BBTS quer ser a integradora dos pequenos bancos no open banking

Para a BBTS, o novo modelo de atuação do sistema financeiro exige aportes que nem todas as instituições financeiras terão fôlego para fazer.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G