INOVAÇÃO

Com qualificação, Tecnologia gera mais empregos do que destrói

Luis Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 10/10/2016 ... Convergência Digital

Nada de cenários distópicos. Para especialistas, a começar pelo ‘pai’ da internet, Vint Cerf, o avanço tecnológico vai mesmo destruir vários empregos, mas também vai gerar outros. E a principal vacina para as mudanças estruturais trazidas pela tecnologia é estar preparado e qualificado para usar as novas ferramentas. 

“A única forma de ajudar as pessoas a se adaptarem às novas tecnologias é nos certificando que eles têm a habilidade para usar essas tecnologias”, disse Vint Cerf, ao discutir o futuro do trabalho durante o 20o WCIT, o Congresso Mundial de TI realizado em Brasília entre 3 e 5 de outubro. 

“Estamos entrando em um ambiente de trabalho onde haverá muito mais especializações. Significa que vamos começar a fazer propaganda das suas capacidades, do seu tipo de habilidade – e isso vai criar um novo mercado de trabalho. Vamos fazer a transição do modelo de ‘eficiência’ para a ‘experiência do consumidor’, e isso vai envolver pessoas que pensam diferente para avaliar uma experiência diversificada dos clientes”, diz a presidente do Comitê de Estratégia e Desenvolvimento da G3ict, Frances West. 

Para o diretor de Políticas de Comunicação do Uber para a América Latina, Ivo Correa, novos modelos de negócios criam também novas necessidades. “Não vemos tecnologia como ameaça econômica para as pessoas, mas oportunidade de novas possibilidades de trabalho. É claro que a tecnologia elimina alguns tipos de trabalho, mas cria muitas outras”, afirmou. 

Como lembrou, “inúmeras plataformas estão criando possibilidades diferentes. O YouTube criou a profissão de youtuber, de ser dono de um canal. Amazon, eBay, são empresas que reduziram custos de transação e colocaram consumidores e usuários diretamente em contato com transações mais fáceis e mais seguras alavancam oportunidades econômicas. O Uber tem mais de 1 milhão de motoristas no mundo.”

Ainda segundo Vint Cerf, é certo que certos paradigmas mudaram. “Eu estudei, consegui emprego e me aposentei. Mas isso não existe mais. As pessoas que nascem hoje vão viver 100 anos e vão ter várias carreiras. E vão ter que aprender ao longo delas, o que significa por a educação em primeiro lugar.” Assistam a íntegra do painel sobre O futuro do Trabalho, realizado no WCIT 2016.


Cloud Computing
Receita na palma da mão abre vez para certificado digital em nuvem

Fisco abriu os serviços do portal e-CAC, que exigiam o certificado digital, para os dispositivos móveis. Hoje no mercado apenas três autoridades certificadoras estão autorizadas a emitirem certificados na nuvem.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Transformação digital é um dos temas da 4ª edição da O&G TechWeek

Evento, no Rio de Janeiro, vai  debater o impacto das tecnologias digitais no futuro dos segmentos de Upstream, Downstream, Gás e Energia e os possíveis desdobramentos em outros setores da economia.

Desafio em segurança e defesa premia startups com R$ 100 mil

Fintechs e Blockchain também são temas para a disputa, batizada de Conexão Defesa, e que acontece de 03 a 05 de setembor, em Florianópolis. Inscrições vão até o dia 20 de agosto.

Brasil cai duas posições em ranking global de inovação

Entre 129 países, o Brasil é o 66º mais inovador segundo o Índice Global de Inovação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Na América Latina, País fica atrás do Chile, México e Costa Rica.

G7 manda recado ao Facebook: a criptomoeda Libra não será liberada tão fácil

As autoridades regulatórias globais não permitirão que o Facebook lance sua criptomoeda libra até que todas as suas preocupações, desde a lavagem de dinheiro até a estabilidade financeira, sejam resolvidas,revelou Benoît Coeuré, membro do conselho do Banco Central Europeu.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G