NEGÓCIOS

TOTVS segura a liderança de ERP, mas SAP cresce nas PMEs

Ana Paula Lobo ... 20/04/2017 ... Convergência Digital

O mercado de gestão empresarial no Brasil segue tendo a TOTVS, empresa nacional, como a líder do segmento em uso com 35%, mas a empresa perdeu 1% em relação a 2016 e está vendo a SAP, que tem a sua maior base mundial nas grandes empresas no Brasil, crescer no segmento das pequenas e médias empresas, observa o professor Fernando Meirelles, da FGV, ao analisar o segmento na divulgação da 28ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, realizada nesta quarta-feira, 19/04.

"Em nenhum lugar do mundo tem uma empresa local com mais de 1/3 do mercado como é o caso da TOTVS no Brasil. Isso é um feito significativo, mas, agora, quem vai comprar ERP são as pequenas e médias empresas e as grandes estão voltando suas atenções e estratégias para esse mercado que é onde a TOTVS tem uma liderança importante por conta das aquisições feitas ao longo dos anos como da Datasul, RM e, mais recentemente, da Bematech", acrescenta Meirelles.

O professor das FGV explica que a liderança da TOTVS não se baseia no faturamento, mas, sim, em uso de mercado. "Não temos como medir quanto é a licença, qual é custo de implantação, de manutenção o que é ERP, o que é BI. Nós perguntamos quantos funcionários, ou teclados, usam o ERP", detalha Meirelles. A Oracle se mantém na terceira posição com 15%. A Infor aparece com 5%. Os outros fornecedores, onde se encontram a Microsoft e a Senior, ficam com 14%.

Na disputa TOTVS e SAP, a empresa brasileira com folga nas empresas com até 170 teclados - 50% contra 12% da SAP. Mas começa a perder frente nas empresas de maior porte. Nas empresas de 170 a 700 teclados, a diferença entre as rivais cai de forma significativa. A TOTVS aparece com 36% e a SAP com 27%. Nas grandes empresas brasileiras - que se transformaram no mercado principal da SAP no mundo - há a virada do jogo. A fornecedora alemã aparece com 51% e a TOTVS, com 22%.


Cloud Computing
SP inaugura ensino à distância com nuvem da AWS e internet negociada com Vivo, Claro, TIM e Oi

Secretaria de Educação vai firmar acordo com operadoras para patrocinar internet a alunos e professores. Sistema terá aulas ao vivo com professores da rede pública, com interações por meio de chat e vídeos. 

Depois de vários nãos, Covid-19 faz Xerox desistir de oferta hostil pela HP

Aquisição, agora, é considerada muito arriscada. Proposta feita era de US$ 35 bilhões.

Big data e IA para saúde fazem Semantix comprar a Tradimus

Empresa brasileira adquiriu solução voltada para gestão dos recebimentos de pagamentos das seguradoras e operadoras de planos de saúde pelos serviços prestados. Valor da transação não foi revelado pelas partes.

Fenainfo faz manifesto pela retomada das atividades econômicas

Entidade, que reúne mais de 120 mil empresas de TI, afirma que 'diante da paralisação de muitos dos seus clientes, as empresas de TI também correm o risco de parar'.

Coronavírus: Generali amplia uso de PC alugado da Simpress por home office

Seguradora decidiu dobrar a quantidade de equipamentos contratados por outsourcing para manter o funcionamento dos negócios. CEO da Simpress, Vittorio Danesi, diz que, em sete dias, foram alocados mais de três mil notebooks em distintos clientes.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G