INCLUSÃO DIGITAL

Governo formaliza Telebras como operadora do programa Internet para Todos

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/02/2018 ... Convergência Digital

O Diário Oficial da União desta sexta-feira, 9/2, traz portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que credencia a Telebras como operadora do programa Internet para Todos, política de inclusão digital que se vale do antigo Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) para uma oferta de conexões à internet em áreas desatendidas. 

O internet para todos prevê condições subsidiadas para a conectividade a partir de acordos com prefeituras, o que inclui isenção de tributos e local para instalação de equipamentos. Em tese, trata-se de um programa em que qualquer operadora pode se credenciar, mas até aqui apenas a estatal demonstrou interesse – e a promessa de instalar pelo menos 15 mil pontos ainda em 2018. 

Vale lembrar que em dezembro o MCTIC já tinha publicado a inexigibilidade de licitação para a Telebras ficar também com a versão antiga do Gesac, pela qual a União remunera quem fornece conexões a pontos remotos, como unidades de saúde, telecentros, aldeias, etc. 

O Gesac é atualmente tocado por Embratel e Oi mas com conexões abaixo de 1Mbps. A promessa é que elas serão turbinadas para 10 Mbps. Na prática, o mercado privado acabou deixando de presente para a estatal quando não quis participar do leilão de capacidade do satélite de banda Ka no ano passado. 


Carreira
Blockchain Academy promove curso online para descomplicar a tecnologia

Desenvolvido em parceria com a Mosaico University, curso começa em 15 de abril e vai tratar de temas como smart contracts, protocolos de computador autoexecutáveis e sobre programas de crowdfuding pelo blockchain.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G