TELECOM

Eleições gerais na América Latina acendem sinal amarelo na indústria móvel

Ana Paula Lobo* ... 27/02/2018 ... Convergência Digital

O mercado latino-americano registra um crescimento progressivo do uso da telefonia móvel, mas o ano de 2018 acende o sinal amarelo na indústria. Na região, serão realizadas sete eleições presidenciais em 2018, uma delas no Brasil, e em 2019, serão outras três. O momento, reforça estudo divulgado nesta terça-feira, 27/02, pela GSMA Intelligence, é de grande volatilidade, até por não se saber quais são os planos dessas novas gestões direcionados à economia digital.

A entidade observa que o peso do ecossistema móvel no Produto Interno Bruto dos países é maior na América Latina do que no restante do mundo: 1,4%. O levantamento mostra que muito já foi feito, uma vez as conexões 4G na região atingiram quase 190 milhões em 2017, e devem superar 324 milhões em 2020. Além disso, os smartphones passaram a representar quase 62% das conexões móveis na região.

Mais ainda há muito por fazer. O levantamento apura que mais de 50 milhões de pessoas não têm acesso ao 3G. Quando se projeta o 4G, esse percentual sobe para 150 milhões de pessoas. Uma das questões colocadas pela GSMA é que o abismo digital só será reduzido se os marcos regulatórios forem substituídos por regras mais flexíveis e capazes de incentivar o investimento. O temor da indústria móvel é que na região, muitos países estão optando pela intervenção para aumentar a cobertura, ao invés de sentar à mesa e buscar incentivos para ampliar os investimentos por parte das operadoras de telecomunicações.

Os dados da GSMA Intelligence projetam que a América Latina deverá ter um crescimento de até 60 milhões de novos usuários móveis até 2020. O Brasil representa cerca de 33% desse mercado, posição que deve se manter nos próximos os anos. A expectativa é que o Brasil tenha cerca de 54 milhões de novos usuários 4G até 2020. Em termos de penetração de smartphones, a GSMA diz que o Brasil já está em 75%.

No mundo, existem, hoje, 7,8 bilhões de conexões móveis (excluindo as conexões M2M), o que representa uma penetração de 103%. Este número deve subir a 9 bilhões em 2025, ou 110% de penetração. Cerca de 37% dessas conexões são 4G. Esse percentual superará 50% em 2025. As redes 5G devem alcançar 40% da população mundial em 2025 e atingirão 14% do mercado. O primeiro milhão de usuários de 5G será atingido já em 2019 e, em 2020, esse número passará para cerca de 20 milhões, saltando para 1,2 bilhão em 2025. A China tende a liderar o mercado de 5G com 392 milhões de acessos em 2025, seguida pela Europa com 212 milhões e EUA com 191 milhões.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Anatel aperta o cerco aos equipamentos piratas de TV por Assinatura

Agência reguladora alerta que os aparelhos sem homologação aumentam o risco de vazamento de materiais tóxicos, choques elétricos e até explosões. No ano passado, mais de 200 mil foram lacrados. 

Vivo coloca IA Aura para atender clientes pelo WhatsApp

Pelo número 11-99915-1515, é possível esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, verificar consumo de dados, fazer recargas com bônus e receber 2ª via de conta, entre outras funcionalidades.

5G e Internet das Coisas são prioridades para os países do BRICS

“Foram discussões em quatro áreas, IoT na agricultura, 5G, banda larga e transformação digital”, resumiu o ministro Marcos Pontes.

Silêncio positivo para antenas passa na MP da Liberdade Econômica, mas não como o mercado esperava

Serão os órgãos públicos- os responsáveis pela burocracia excessiva e que restringem a liberação da implantação - os responsáveis por determinar um prazo máximo de resposta. MP da Liberdade Econômica também mexeu em pontos da Lei trabalhista.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G