INTERNET

Abuso de dados do Facebook afetou “muito mais que 87 milhões” de usuários

Convergência Digital* ... 17/04/2018 ... Convergência Digital

Quando estourou, novamente, a atual polêmica sobre o uso indevido de dados de usuários do Facebook, uma conta rápida foi de que o abuso afetou cerca de 50 milhões de perfis na rede social. Depois, o próprio Facebook corrigiu o número para 87 milhões, sendo mais de 400 mil no Brasil. Mas como costuma ocorrer em casos de vazamento/roubo/mau uso de dados, neste também o impacto parece ser maior.
Ou assim afirmou nesta terça, 17/4, uma ex-funcionária da empresa de análise de dados Cambridge Analytica. Em depoimento à Câmara dos Comuns, no Reino Unido, Brittany Kaiser indicou que a empresa, que está no centro do novo escândalo de uso de dados sem conhecimento dos usuários, tinha várias outras ferramentas para extração de informações do Facebook, embora a celeuma atual centre fogo no app desenvolvido pelo cientista de dados Aleksandr Kogan.
“Não conheço as especificidades desses levantamentos ou como os dados foram adquiridos e processados. Mas acredito ser quase certo que o número de usuários do Facebook que tiveram dados comprometidos por meios similares aos de Kogan é muito maior que 87 milhões, e que tanto a Cambridge Analytica como outras empresas não relacionadas estavam envolvidas nessas atividades”, afirmou Brittany Kaiser à comissão de assuntos digitais, cultura e mídia do parlamento britânico.
Segundo o jornal inglês The Guardian, o Facebook informou estar “investigando quais apps tiveram acesso a grandes quantidades de informação antes das mudanças na plataforma que reduziram dramaticamente o acesso a dados em 2014”. Diz ainda a rede social que “vai conduzir uma completa auditoria de qualquer aplicativo com atividade suspeita. Se encontrarmos desenvolvedores que fizeram mau uso de informações pessoais identificáveis, vamos bani-los e contar a todos os afetados”.


Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Reclamações contra vendas pela internet disparam 208%

Procon de São Paulo já recebeu mais de 241 mil queixas contra comércio eletrônico até meados de outubro, o triplo de todo o ano de 2019, com 78 mil. E cenário preocupa com a aproximação da Black Friday.

Em campanha, governo Trump abre ação antitruste contra Google

Departamento de Justiça dos EUA, secundado por 11 estados com procuradores Republicanos, acusa empresa de usar poder de mercado para prejudicar concorrentes. 

Rádio pela internet e streaming de áudio crescem durante pandemia

Segundo a pesquisa Inside Radio 2020, realizada pela Kantar Ibope Media, 9% dos entrevistados ouvem rádio online e 16% acessam o meio quando estão navegando na internet. 

CNJ aprova norma que prevê digitalização total dos atos processuais

Ainda facultativo, o chamado “Juízo 100% Digital” prevê que todos os atos processuais serão realizados exclusivamente por meio eletrônico e remoto.

Para quem vive de dados, LGPD é lei a ser cumprida sem discussão

iFood, SulAmerica Seguros e Agência Knewin têm os dados como estratégia de negócios e se dizem prontos para cumprir as regras da legislação. "Quem lida e vende dados tem de estar preparado", afirmou Bruno Henriques, do iFood.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G