INTERNET

Itaú e PayPal fazem acordo para compartilhar dados de clientes

Convergência Digital* ... 29/08/2018 ... Convergência Digital

O Itaú Unibanco e a plataforma de pagamentos PayPal anunciaram nesta quarta-feira, 29/08. uma parceria no comércio eletrônico que prevê o compartilhamento de informações de clientes, o que pode elevar o percentual de aprovações de compras e reduzir fraudes.

A parceria, não exclusiva, tem meta de atrair cerca de 1 milhão de clientes nos próximos dois anos, segundo a diretora geral do PayPal Brasil, Paula Paschoal. O acordo envolve também a preferência para uso da Rede, credenciadora do Itaú, no processamento das compras.

“O aumento das vendas pelo celular e a consolidação dos marketplaces favorece o desenvolvimento do e-commerce no País. Esse é um mercado de mais de 55 milhões de consumidores e que tem espaço de sobra para se expandir, se consideramos o número crescente de nativos digitais com autonomia para comprar e a expectativa de melhora da economia”, afirma o diretor-presidente da Rede, Marcos Magalhães.

O movimento acontece num cenário em que as compras pelo ecommerce vem há anos crescendo acima do ritmo do comércio tradicional. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor cresceu 12% em 2017 e deve avançar outros 15% neste ano, enquanto o varejo nacional como um todo tem crescido apenas um dígito nos últimos anos.

Mas as tentativas de fraudes mais frequentes no ambiente virtual em geral provoca um total de negativas muito superior. Enquanto nos meios físicos as aprovações de pagamentos com cartões é sempre próxima de 10)%, no ecommerce os emissores chegam a rejeitar até uma em cada quatro transações.

Ao compartilhar mais dados de seus clientes de cartões do Itaú Unibanco com a PayPal, os parceiros avaliam que o percentual deve crescer fortemente, embora os executivos tenham evitado mencionar números. “Nossas simulações apontam para um aumento sensível do volume de aprovações”, disse a diretora-geral do PayPal no Brasil.

Cerca de 350 mil estabelecimentos no país aceitam receber pagamentos por meio da PayPal. No Brasil, cerca de 3,8 milhões de pessoas pagam compras online por meio da plataforma. O modelo compartilhado estará disponível até o quarto trimestre. Antes de entrar em vigor, o banco consultará seus clientes sobre se aceitam que parte de seus dados sejam compartilhados com o PayPal.

Outro objetivo do Itaú Unibanco com a parceria é elevar a fatia de mercado de seu braço de adquirência, a Rede, no comércio eletrônico. Enquanto nos pagamentos presenciais, a credenciadora tem 32,5% do mercado, no ecommerce a participação é menor, embora o banco revele qual. Segundo o banco, a meta é que a participação no ecommerce seja similar à fatia no comércio tradicional até o fim deste ano.



Disseminação de IA e reconhecimento facial são novos riscos à Internet

Relatório sobre a saúde da rede mundial, produzido pela Fundação Mozilla, também aponta para o uso de dados pessoais para publicidade como uma das principais preocupações atuais.

Comissão Européia: Facebook, Google e Twitter fizeram pouco contra Fake News

Redes sociais prometeram em outubro do ano passado adotar medidas contra a divulgação de notícias falsas relativas às eleições do Parlamento Europeu, que acontecem entre 23 e 26 de maio.

Moradora chama prefeito de "mentiroso" pelo Whatsapp e é multada em R$ 5 mil

TJMG aceitou a queixa do prefeito da cidade de Frei Inocêncio e determinou indenização contra moradora que distribuiu áudio no aplicativo chamando-o de “mentiroso”, “trapaceiro” e “cretino”.

Autoridade de Dados, no Executivo, não terá reconhecimento internacional

“Congresso precisa garantir um modelo interoperável com outros países, que sejamos considerados como país adequado na proteção de dados”, adverte a professora de Direito da UnB e do IDP, Laura Schertel Mendes.

Bibliotecas e museus sofrem para digitalizar e oferecer acervos online

Embora o Plano Nacional de Cultura estabeleça que acervos devem estar disponíveis na internet até 2020, só 31% digitalizam parte do acervo e 22% ofertam na rede.

Revista Abranet 26 . nov-dez 2018 / jan 2019
Veja a Revista Abranet nº 26 Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G