Convergência Digital - Home

Equinix: No Brasil, mais de 80% das empresas ainda têm data center in house

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 06/09/2018

Ser o peering privado do Brasil não significa ser um concorrente direto do PTT do NIC.br, afirma o presidente da Equinix, Eduardo Carvalho. Segundo ele, há espaço para os dois modelos de atuação e o grande mercado da Equinix são as corporações, o mercado enterprise. "Banda Internet é um recurso escasso e caro. As empresas estão cada vez mais cientes disso e buscam a interconexão", reforça.

Com a interconexão como mote de negócios no Brasil, a companhia anunciou a expansão do Equinix Internet ExchangeTM para todos os IBX data centers de São Paulo. A plataforma da Equinix permite às empresas, operadoras e provedores de conteúdo, troca de tráfego de forma otimizada e eficaz. Com essa expansão, a empresa se consagra como o primeiro data center a viabilizar que empresas e provedores troquem tráfego tanto em redes públicas, como privadas, em um mesmo ecossistema.

A plataforma traz alguns diferenciais relevantes. Primeiramente, empresas e provedores podem trocar tráfego dentro de uma infraestrutura carrier-class. Além disso, o cliente irá experimentar tempo de ativação e velocidade de atendimento agressivos, uma infraestrutura mais resiliente e independência para gerir a plataforma - principalmente em relação a capacity e troubleshooting.

A estrutura está disponível no Brasil pelos data centers da Equinix localizados em São Paulo, região com maior o maior volume de tráfego em comparação a outras áreas metropolitanas, de acordo com os dados disponibilizados pelo IX.br. Enquanto todo o tráfego do Brasil chega a 4Tbps, só São Paulo é responsável por 3Tbps, ou seja, 75% do tráfego nacional.

Atualmente, a Equinix detém 30% do tráfego total disponível no IX.br de São Paulo.  Entre os atuais clientes, estão as principais operadoras do país, grandes provedores de conteúdo e provedores de serviços de Cloud como Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Akamai, entre outros.

Para Eduardo Carvalho, o mercado de data center tem muito para crescer no Brasil, até porque aqui, mais de 80% das empresas ainda têm data center in house e apenas 15% estão com suas infraestruturas em data centers. "Tenho convicção que, hoje, os bancos não teriam feito seus próprios data centers. É muito caro manter", afirma.

No momento, não há planos de expansão para fora do eixo Rio e São Paulo. "Não temos planos para a região Nordeste. Estamos olhando o interior de São Paulo, especialmente, a região de Ribeirão Preto. Seria ótimo se o regime especial do governo, previsto para atrair a instalação de datacenters saisse do papel. Há muita demanda", completa.


Destaques
Destaques

Uma empresa utiliza, em média, 1295 serviços na nuvem

Relatório Netskope Cloud Report aponta que as três principais violações de política detectadas em serviços de nuvem corporativa incluem Prevenção a Perda de Dados (DLP), política de atividade na nuvem e, violações de atividade atípica.

Nuvem pública é usada no Brasil para back-up de dados e fluxos locais

A terceira edição da pesquisa Global Data Protection Index, encomendada pela Dell Technologies, mostra ainda que mais de 70% das empresas de médio e grande porte registraram incidentes com dados no Brasil, com um prejuízo médio de R$ 1,5 milhão.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site