GOVERNO

TSE: eleição 2018 usou 15 milhões de linhas de programação

Convergência Digital* ... 10/09/2018 ... Convergência Digital

Uma cópia física dos programas informatizados que serão utilizados nas urnas eletrônicas nas eleições 2018 já está armazenada na sala-cofre da Corte Eleitoral. A cópia foi levada pessoalmente ao local pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Instalada nas dependências da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a sala-cofre é uma câmara que conta com um sofisticado sistema de segurança que garante o isolamento dos programas.

Somente três servidores têm acesso ao local e, para abri-lo, é necessária a leitura das digitais de dois desses servidores ao mesmo tempo, além de crachá específico. Além disso, o acesso à sala-cofre requer a utilização de uma chave que fica guardada em um segundo cofre, também com entrada restrita. Outra medida de segurança é que, tanto para entrar quanto para sair do local, é imprescindível que cada porta do nível anterior seja fechada para que a seguinte seja aberta.

Não é só o acesso à sala que é protegida. Todo o ambiente conta com um certificado contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo, armas de fogo e, até mesmo, pequenos terremotos. Além, disso a sala é monitorada 24 horas por dia, durante os sete dias da semana por pelo menos três pessoas. Tanta precaução se justifica. Além do sistema de votação eletrônico, o cofre guarda os dados de todos os eleitores brasileiros (cadastro eleitoral), inclusive os referentes à biometria (identificação por meio de digitais) e à rede da Justiça Eleitoral.

Os programas que serão utilizados nas urnas eletrônicasforam assinados, por meio de certificação digital, pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, pelo vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, e pelo perito criminal da Polícia Federal, Marcelo Silva. O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, explicou que são necessários 120 conjuntos de programas e 15 milhões de linhas de programação para a realização de um processo de votação informatizado. “Fizemos as assinaturas digitais que geram uma blindagem em todos esses programas e ainda garante sua autoria e integridade”.

As cópias dos programas lacrados serão distribuídas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que serem inseridos nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitores e de candidatos, nas denominadas cerimônias de Carga e Preparação. Cada TRE tem seu cronograma de preparação e carga estabelecido conforme sua logística, o que deve ocorrer a partir do dia 17 de setembro.

*Com informações do TSE


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Bolsonaro reduz impostos sobre jogos eletrônicos. Zona Franca reage

As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo, partes e acessórios que variavam de 20% a 50%, foram reduzidas para 16% a 40%.

PF prende quatro sob alegação de terem hackeado celular de Sergio Moro

Polícia Federal não quis dar maiores detalhes sob justificativa de preservar as investigações. Prisões ocorreram nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. Operação foi batizada de Spoofing.

MP entra com pedido para TCU fiscalizar terceirizações no Governo Federal

Subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, diz que as terceirizações são uma forma de driblar a obrigatoriedade de concurso público, previsto na Constituição. Também alega que as terceirizações estão sendo feitas para 'satisfação de interesses pessoais', mediante direcionamento na indicação de profissionais.

Decreto coloca IoT no Fistel reduzido e permite enquadramento como SVA

Publicação do Plano Nacional de Internet das Coisas tem conceito flexível para possibilitar que esses serviços escapem do ICMS. Até eventual aprovação da lei que zera a taxa de fiscalização, equipamentos pagam R$ 1,89 por ano. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G