INCLUSÃO DIGITAL

Novo edital para Cidades Digitais exige compartilhamento das fibras

Luís Osvaldo Grossmann e Rafael Mariano ... 19/10/2018 ... Convergência Digital

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações prepara o lançamento de um novo edital do programa de Cidades Digitais. Desta vez, o orçamento, próprio e combinado com emendas parlamentares, terá cerca de R$ 64 milhões e foco em 107 municípios. A novidade é que as prefeituras terão que compartilhar as novas redes.

“A implantação é paga pela União e doada ao município. Mas agora o município se obriga a compartilhar essa infraestrutura. Com isso a gente acredita que provedores de acesso a internet, particularmente provedores regionais, possam se consorciar ou eles mesmos tomarem a iniciativa de implantar essas redes, porque posteriormente poderão utilizá-las para comercialização de serviços, garantindo a manutenção e capacidade para a prefeitura”, explica o diretor do departamento de inclusão digital do MCTIC, Américo Bernardes.

Originalmente, o compartilhamento de infraestrutura viria previsto no novo Decreto presidencial que consolidaria as políticas públicas de conectividade, mas que até agora não foi publicado. Daí a ideia de incluir essa obrigação no próprio edital da próxima fase do programa agora chamado de Cidades Inteligentes, pelo qual é construída uma rede de fibra óptica que conecta órgãos públicos municipais e prevê oferta de WiFi gratuito em áreas da cidade.

Segundo Américo Bernardes, o compartilhamento “o compartilhamento é um elemento central para garantir a sustentabilidade do programa e ampliar o acesso da população. Um provedor com infraestrutura implantada pode partir daí para multiplicar o acesso local à internet”. Ele adianta que “quem quiser acesso ao termo de referencia só precisa escrever ao Ministério. E em lançando a licitação, estamos trabalhando com um edital que vai ficar na praça por pelo menos três semanas, de forma que empresas possam se consorciar, firmar parcerias para implantar a infraestrutura”.


Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

eGov digital: atendimento em tempo real fica abaixo de 10% no Brasil

Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que o uso dos chatbots ficou em 8% nos órgãos federais. Nos estaduais, o percentual cai para 5%.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G