Convergência Digital - Home

Via Varejo elege containers para integrar operações online e física

Convergência Digital
Fernanda Ângelo e Rafael Mariano - 07/11/2018

Com 60 anos de história, a Via Varejo opera as marcas Casas Bahia, Ponto Frio, Extra.com e Bartira. Exatamente por essa cultura tradicional e pela complexidade de sua estrutura, qualquer grande mudança é uma tarefa bastante difícil. "Quando essa transformação vem da área de tecnologia, a resistência é ainda maior", diz Cristiano Dianese, gerente de arquitetura de TI da Via Varejo.

Provar valor sem gerar despesas foi o caminho encontrado pelo time de TI da organização para conseguir implementar uma estratégia de transformação digital baseada em plataforma de containers. Dianese conta que a área decidiu fazer uma instalação rodando sobre Origin, que é a versão gratuita do Openshift, para demonstrar os benefícios que a containerização poderia trazer para a organização. "Os resultados foram tão positivos, que em pouco tempo tínhamos outras três instalações rodando sobre o Origin e, mais do que isso, estavam começando a trabalhar em um workload crítico para instalar também ali, sem governança ou orquestração", disse. "Era hora de migrar para a Red Hat Openshift Container Platform."

Dianese explica que o time-to-market é fundamental para uma companhia do setor de Varejo. E a transformação foi essencial para se chegar a essa agilidade. Em tempos de alta demanda, a companhia escala os clusters e deixa o sistema livre para fazer as adequações automaticamente. "Antes fazíamos provisões gigantes de máquinas, que passadas as campanhas precisavam ser desativadas", lembra Dianese. "A estratégia do Openshift faz o balanceamento e evita que um projeto prejudique o outro. O custo operacional é bem baixo", assegura.

Finalmente, a containerização tem papel importante na transformação da companhia para atender à demanda do mercado por atendimentos omnichannel. "A arquitetura de container é fundamental para uma empresa de varejo, que busca atender rapidamente às demandas do cliente neste sentido", diz. Assistam a entrevista com  Cristiano Dianese.


Destaques
Destaques

Salesforce: blockchain é a resposta para retomada da confiança digital

Blockchain vai trazer mais rapidez, eficiência e transparência, sustenta o o diretor de Marketing da Salesforce para a América Latina, Daniel Hoe. Empresas brasileiras já testam a solução da Salesforce.

Banestes investe na nuvem para vender serviços digitais em todo o Brasil

Banco público do Espírito Santo conduz uma transformação de sistemas para a oferta de novos produtos, mas o CIO, Silvio Grillo, diz que a mudança cultural é tão relevante quanto a tecnologia.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site