Clicky

INTERNET

Brasil soma quase sete mil provedores de Internet

Por Roberta Prescott ... 12/12/2018 ... Convergência Digital

A quantidade de provedores de internet saltou de perto de 3 mil empresas em 2011 para 4.200 em 2014 e 6.618 em 2017. Houve aumento também no número empresas disponibilizando conexão via fibra ótica a seus clientes, passando de 49% em 2014 para 78% em 2017. O número de ISPs que possuem sistema autônomo (conjunto de redes com a mesma política de roteamento) também cresceu: de 70% em 2014 para 77% em 2017. Já a participação em algum Ponto de Troca de Tráfego Internet (PTT), ou em Internet Exchange (IX), envolve 42% das empresas provedoras.

Os resultados constam da pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e divulgada, em 12/12, durante o 12º IX Fórum, evento que integra a VIII Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil e promove discussões sobre boas práticas para segurança de redes e troca de tráfego na Internet.

Em entrevista para Abranet, os especialistas do NIC.br Marcelo Pitta, Fábio Senne e Leonardo Melo explicaram que, em 2011, o setor ainda era muito fragmentado, sendo necessário levantar seis diferentes bases de dados para se chegar ao número estimado de provedores de internet no País. Eles explicam que não é possível afirmar se mais provedores existiam em 2011, já que não eram formais.

Agora, observa-se uma formalização maior do setor, com mais empresas declararam acessos no SICI. Uma das explicações para a formalização pode ser a participação em leilão da Anatel, o compartilhamento de infraestrutura e o uso de postes, além da busca por financiamento junto a órgãos governamentais e bancos. A presença significativa das micro e pequenas empresas também se reflete quanto ao regime tributário que adotam: 85% optam pelo Simples Nacional. "Em 2017, pesquisa mostrou empresas mais consolidadas, formais, e com mais fibra ótica. Houve melhora dos cadastrados e nossas constatações demonstram setor mais maduro e estruturado",  apontou Melo.

Das empresas que proveem conexão à internet, 88% são micro ou pequenas empresas (com até 49 pessoas ocupadas) e 75% do total reportaram à Anatel até 1.000 acessos. As empresas provedoras de grande porte (250 pessoas ocupadas ou mais) representam 2% do total de provedores e, no entanto, atendem a mais de 80% do mercado. Esse cenário revela a concentração do mercado em poucas empresas provedoras. Por outro lado, ratifica que os ISPs têm sido os responsáveis por difundir o acesso à internet no Brasil.

No que diz respeito à distribuição regional, 38% das empresas provedoras têm sua sede localizada na região Sudeste, 23% na região Sul, 22% na região Nordeste, 11% na região Centro-Oeste e 6% na região Norte. “Uma característica é a pulverização e descentralização deste setor, com ampliação no número de empresas e muitas atuando em apenas um ou dois municípios”, disse Senne.

Clique aqui para baixar o PDF com a apresentação do lançamento do estudo.


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Oi oferta 1 Giga atenta a demanda dos clientes no FTTH

Operadora terá duas modalidades de oferta: banda larga + VoIP e banda larga+ IPTV. Objetivo é atrair novos consumidores para a base de clientes, revela Bernardo Winik, VP de clientes da Oi.

Fapesp abre chamada estratégica para Internet de R$ 30 milhões

Podem ser apresentadas propostas em temas como software livre, dados abertos e padrões abertos, entre outras.

Pix precisa avançar na proteção ao consumidor nas compras online

Para não ter dor de cabeça com sites fraudulentos, problemas na entrega ou cancelamento das compras feitas na Internet, o consumidor precisa ter atenção redobrada, adverte o CEO da paySmart, Daniel Oliveira.

Idec cobra ANPD, Senacon e Cade por medidas contra mudanças no WhatsApp

Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.

Internet das Coisas desafia a privacidade e a governança da Internet

A afirmação é da professora da Escola de Comunicação da American University, Laura DeNardis, que participou da Seminário Internacional de Governança da Internet. Especialistas afirmam que confundir governo com governança é um erro grave e ameaça o ecossistema.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G