GOVERNO » Política Industrial

Temer transfere para Bolsonaro a decisão de reduzir alíquotas do imposto de importação para bens de Informática e Telecom

Convergência Digital* ... 13/12/2018 ... Convergência Digital

Caberá ao presidente Jair Bolsonaro, quando assumir a sua gestão em 01 de janeiro, decidir ser vai reduzir as alíquotas do imposto de importação incidentes nos Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) como foi proposto pelo Ministério da Fazenda, em reunião da Camex, no último dia 11 de dezembro.

A afirmação foi feita pelo presidente Michel Temer em reunião com representantes da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro foi agendado pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

Para a Abinee, a redução unilateral do imposto de importação fere os princípios da transparência, do contraditório e da previsibilidade, requisitos que deveriam nortear as decisões do Poder Executivo. “Estranhamos a maneira como o tema foi tratado pelo Ministério da Fazenda, uma vez que o presidente Temer já havia se comprometido a não promover a mudança dessa forma”, disse o presidente da entidade, Humberto Barbato.

As entidades encaminharam um documento revelando o desacordo com a medida aos ministros que compõem a Camex e à secretária Executiva do órgão, Marcela Santos de Carvalho.“A redução da alíquota do imposto de importação do setor é extremamente grave para a sobrevivência da nossa indústria por agravar as distorções de competitividade já presentes no mercado brasileiro”, diz o texto da carta.

Ainda no documento, Abinee e Abimaqu afirmam que “adicionalmente, a forma como o tema foi processualmente tratado, à revelia de todas as boas práticas regulatórias, incluindo sem observar a recente Resolução Camex nº. 90, de 05 de dezembro de 2018, pode trazer prejuízos à credibilidade do processo administrativo conduzido.” Também participaram da reunião no Palácio do Planalto, os deputados Arnaldo Jardim (PPS-SP), Baleia Rossi (MDB-SP), Bilac Pinto (DEM-MG), Mauro Pereira (MDB-RS), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e Vítor Lippi (PSDB-SP).

*Com informações da ABINEE


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Resolução abre estudos para privatização de Serpro e Dataprev

Quase um mês depois da decisão anunciada, Conselho do Programa de Parceria de Investimentos determina a análise, que deve ficar com o BNDES, “de alternativas de desestatização ou parceria com a iniciativa privada”.

Entidades de TI se mobilizam contra aumento de imposto para serviços

Proposta da Reforma Tributária, em discussão no governo, poderá causar um incremento de 11 pontos percentuais na tributação dos serviços, reclamam a Fenainfo e a Feninfra.

Congresso debate impacto das TICs no futuro do Brasil

Câmara e Senado vão promover um fórum para discutir temas como inteligência artificial, propriedades de dados pessoas, cidades inteligentes e internet das coisas. "Os dados pessoais serão o ativo mais importante de um País", afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Privatização da Telebras e perda da soberania antagoniza deputados e Governo

Enquanto representantes do governo Bolsonaro afirmam que 'é cedo' para discutir o impacto real da possível venda da estatal, parlamentares da CCTI da Câmara, entre eles, o deputado Luis Miranda, do DEM/DF, criticam a decisão por interferir em dados sensíveis ao Estado.

Zona Franca reivindica prazo máximo de 180 dias para a concessão de PPB

O prazo de concessão do benefício fiscal tem sido, em média, de dois anos, conforme dados apurados junto à Suframa. Situação da Zona Franca ganha contornos estratégicos com o prazo apertado para fazer a revisão obrigatória da Lei de Informática.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G