Os brasileiros precisam dar a real importância e valor, inclusive financeiro, aos dados, considerados o ativo mais valioso do mundo, diz o professor Luca Belli, da FGV/Rio de Janeiro."Exatamente por isso é preciso ter muito cuidado com a sua coleta e com o seu uso", sinaliza.
Questionado sobre a Inteligência Artificial, Luca Belli diz que ela é uma tecnologia e, por isso, pode ser positiva ou negativa. "Ela pode dar mais eficiência, mas pode gerar também muitas discriminações. É essencial entender o uso da IA para a tomada de decisões. É preciso abrir a caixa preta e entender quais são os critérios usados para as decisões vindas dos algoritmos", reforça.
Ainda de acordo com o professor da FGV/Rio de Janeiro, com 210 milhões de produtores de dados, o Brasil tem uma vantagem competitiva enorme no cenário global, mas precisa formar as pessoas para que elas possam, enfim, entender o valor dos dados. Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados, foi taxativo: sem Autoridade, a legislação não vai funcionar direito. Assistam a entrevista com Luca Belli, na FGV/Rio de Janeiro.
Foi derrubada decisão que impedia a estatal de fazer a manutenção durante o dia para evitar problemas técnicos durante o horário comercial. Para o STJ, restrição ao trabalho representa risco de grave lesão à ordem, à segurança e à economia.
Resolução do impasse, que se arrasta, é urgente, até por conta da chegada do 5G e pela necessidade da implantação das antenas de pequeno porte, as small cells, afirmam CPFL, Copel e Neoenergia.
A adverência é feita pela advogada especializada em direito digital, Patrícia Peck. "Não basta arrumar a casa para estar protegido. A falta de uma liderença para cuidar da LGPD é um erro grave", pontuou.
Diretor da Associação Brasileira de Internet, Evair Galhardo, sustenta que 5G e Wi-Fi 6 são complementares, mas admite que por ser usada em faixa não licenciada, o Wi-Fi 6 vai se multiplicar muito mais rápido no País.
Em ação de produtores independentes, Augusto Aras sustenta que STF não pode modificar interpretação técnica da Anatel de que a Lei do Seac não se estende à internet.