TELECOM

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Convergência Digital* ... 11/02/2019 ... Convergência Digital

Em guerra aberta contra a fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei, o governo dos Estados Unidos se prepara para banir completamente fornecedores chineses das redes americanas por meio de um decreto presidencial. E pressiona outros países a fazerem o mesmo sob o risco de serem cortados de parcerias com os EUA.

O recado foi dado nesta segunda-feira, 11/2, pelo secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo – cargo que equivale ao ministro de Relações Exteriores no Brasil. Em visita a cinco países do leste europeu, o representante americano admitiu que cada país é soberano, mas indicou que os EUA estão dispostos a retaliar quem não seguir a “sugestão”.

“É imperativo que compartilhemos o que sabemos sobre os riscos que a presença da Huawei nas redes representa. Temos uma obrigação de compartilhar. E vemos isso por todo o mundo. Torna difícil para os EUA estarem presentes. Se esses equipamentos forem colocados onde temos importantes sistemas americanos, dificulta para nós sermos parceiros”, afirmou Pompeo.

As declarações do secretário de Estado dos EUA foram feitas nesta segunda durante visita à Hungria, onde a fabricante chinesa calcula atender 70% dos habitantes. Mike Pompeo ainda passará pela Polônia, Eslováquia, Bélgica e Islândia.

Na crescente pressão americana sobre o tema, a expectativa é de que o presidente Donald Trump assine nesta semana um decreto para banir totalmente os equipamentos chineses das redes móveis do país. A ideia, segundo o site americano Politico, é dar tempo de levar o anúncio do boicote ao Mobile World Congress, que será realizado a partir de 25/2 em Barcelona, na Espanha.

* Com informações do Washington Post


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.

Sangria na telefonia fixa faz mercado perder meio milhão de linhas em janeiro

Nos 12 meses terminados em janeiro, sangria de assinantes do STFC passou de 2,5 milhões de acessos. A Oi, entre as concessionárias, detém 56,04% das linhas ativas. Entre as autorizadas, a Claro aparece com 10,2 milhões de linhas ativas, ou 62,41%.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G