TELECOM

Banda larga fixa é o serviço que mais incomoda o consumidor de telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

O acesso fixo à internet é o serviço que mais incomoda os consumidores na relação com as operadoras de telecomunicações, segundo aponta a nova rodada de pesquisas da Anatel sobre satisfação e qualidade percebida – e que mais uma vez manteve a banda larga com as piores notas.

“A banda larga fixa é o serviço pior avaliado, tanto na satisfação geral como na maioria dos demais indicadores – dos sete indicadores pesquisados, o serviço tem a menor nota em seis deles. E diferentemente dos demais serviços, é o indicador de funcionamento da banda larga fixa que está entre os piores”, afirma o gerente de interações institucionais, satisfação e educação para o consumo da Anatel, Fábio Koleski.

Ressalva seja feita que as notas estão melhorando a cada nova rodada da pesquisa, que desta vez ouviu 103,4 mil pessoas em todos os estados do país, em entrevistas por telefone realizadas entre julho e novembro de 2018. Acontece que as notas são melhores para todos os serviços, o que ainda deixa a banda larga fixa atrás da telefonia móvel e fixa e da TV por assinatura.

“A gente começou a ver no resto do mundo que a banda larga fixa tem percepção inferior aos demais serviços. E vemos um atrelamento muito grande dessa avaliação ao próprio funcionamento do serviço. São notas relativas à velocidade. Ou seja, o consumidor não está percebendo a velocidade que esperava ao contratar o serviço”, emenda Koleski.

A insatisfação é retroalimentada pelas queixas junto às prestadoras. “Chama atenção praticamente dois em cada três consumidores de banda larga fixa declararam que precisaram ligar para a prestadora nos últimos seis meses para falar de algum problema de funcionamento. Em distante segundo lugar, na telefonia fixa foram apenas 30%, ou um em cada três que ligaram para reclamar.”

Ainda segundo a Anatel, as reclamações sobre a banda larga recebidas pela própria agência também fazem do serviço aquele com maior percentual de reclamações sobre qualidade, funcionamento e reparo que os demais. “E como é um serviço em geral com tarifa flat, as questões de cobrança acabam sendo menos problemáticas”, diz o gerente de satisfação da Anatel.

Além da aparente redução da importância relativa dos serviços de voz, vale registrar que a banda larga fixa é o único serviço de telecomunicações que apresenta crescimento afetivo da base de assinantes. O mercado cresceu 7,4% em 2018, enquanto telefonia e TV paga amargam quatro anos seguidos de queda.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G