TELECOM

Anatel vai premiar operadora com melhor iniciativa pró-consumidor

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

A Anatel publica nos próximos dias o primeiro edital com objetivo de premiar duas operadoras de telecomunicações, uma entre as grandes, outra entre as de pequeno porte, que tenham implantado alguma prática inovadora no atendimento ao consumidor.

“O recado do consumidor é claro. Ele quer resolutividade. E ainda o atendimento é algo que as empresas precisam realmente se atentar com mais afinco”, afirmou o presidente da agência, Leonardo de Morais, na divulgação da nova pesquisa anual de satisfação e qualidade percebida dos serviços de telecomunicações.

O edital foi assinado nesta segunda, 11/3, e prevê seleção da melhor iniciativa por um comitê formado por representantes da Anatel, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecom, da Academia e do sistema nacional de defesa do consumidor. A previsão é de divulgação em 5 de novembro próximo.

“O tema do ano vai ser atendimento ao consumidor. Vamos premiar iniciativas implementadas a partir de janeiro de 2018, em categorias de empresas de grande e pequeno porte. Várias empresas, por exemplo, têm lançado atendimento digital, aplicativos, formas autônomas de o consumidor resolver problemas de fatura, de franquia, enfim, temas relacionados a melhorar a qualidade do atendimento e da resolutividade”, explicou a superintendente de relações com consumidores da Anatel, Elisa Leonel.

O edital deve ser publicado ainda nesta semana e a partir de então haverá um prazo de 90 dias para que as empresas apresentem as iniciativas que vão concorrer ao prêmio. Trata-se de um selo de boa prática. Não haverá premiação financeira nem ela será usada como critério regulatório. Mas, provavelmente, boa publicidade.


Internet Móvel 3G 4G
4G:Claro supera rivais em experiência de navegação. TIM tem menor latência

Operadora tem vantagem de até 10% em critério que avalia a boa experiência em serviços como streaming e vídeochamada. Em latência, combinando 3G e 4G, a TIM fica à frente.  Estudo foi feito pela empresa canadense Tutela com mais de 16 milhões de smartphones.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.

Smartphones puxam demanda global por carregadores sem fio

Segundo números da consultoria IHS Markit, em 2018 foram registrados embarques de 300 milhões de smartphones com essa tecnologia.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G