TELECOM

Senacon quer que agências reguladoras concentrem queixas no Consumidor.gov

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/03/2019 ... Convergência Digital

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça quer que as agências reguladoras concentrem os canais de reclamações na plataforma Consumidor.gov. O principal trunfo, defendeu nesta sexta, 15/3, o secretário Luciano Timm, é a alta taxa de resolução de conflitos do canal.

“A gente está em conversas para que as agências reguladoras também sejam parceiras, para que a gente invista em apenas um canal de reclamação, para facilitar a vida do consumidor. A Anac já fez isso. Hoje o canal da Anac é o Consumidor.gov, mas queremos que Aneel, entre outras, adotem”, afirmou Timm ao abrir seminário sobre o tema neste Dia do Consumidor.

Segundo ele, desde que o Consumidor.gov foi criado, em 2014, já atendeu 1,5 milhão de reclamações, em crescimento contínuo – foram 37 mil naquele ano, 609 mil em 2018. “O número aumentou, mas a taxa de resolução se manteve em 80%”, insistiu Luciano Timm. No ano passado, o setor de telecomunicações se manteve o mais reclamado junto aos Procons e na ferramenta online, com 460 mil queixas.

O secretário nacional do consumidor destacou a mudança no perfil das relações ao longo dos anos, com indústrias dando lugar a empresas de tecnologia e da internet. “Hoje, Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook é onde está a grande defesa do consumidor no século 21. E se as empresas são tecnológicas, porque não apostar em métodos também tecnológicos para a Justiça e para a mediação e arbitragem?", indaga Luciano Timm.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel propõe liberdade tarifária em chamadas de longa distância

Segundo a agência, consumidores têm amplas opções de serviço, a começar por ligações de voz sobre IP em diferentes aplicativos que usam a internet. Hoje a maior parte das teles oferece voz gratuita para vender o pacote de dados.

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G