Home - Convergência Digital

Liminar obriga Serpro a manter desconto da contribuição sindical em folha

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 19/03/2019

Uma liminar da 6ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, datada de 18/3, determinou que o Serpro mantenha o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento, e não na forma de boleto conforme previsto na Medida Provisória 873/19, editada em 1 de março.

“O desconto em folha para pagamento das mensalidades sindicais demanda custos de operação e organização prévia, de sorte que a alteração legislativa (de vigência imediata), às vésperas da data prevista para o fechamento de folha, desestabiliza as entidades em tela, sem conferir tempo hábil para adequação às novas regras”, afirmou a juíza Ivani Silva da Luz ao atender o pedido do Sindifisco Nacional.

Como lembrou a juíza, em que pese a nova MP, na “Lei 13.467/2017, que promoveu a denominada ‘reforma trabalhista’, foi extinta a contribuição sindical obrigatória, passando-se a exigir prévia e expressa autorização do empregado ou servidor público” além da “existência de expressa previsão constitucional quanto ao desconto em folha de mensalidades sindicais”.

Após determinação do Ministério da Economia, o Serpro começou a avisar sindicatos que a partir de 18/4 os repasses do desconto em folha serão cancelados, em obediência à MP 837, pelo entendimento de que a norma tem força de lei e a estatal é obrigada a cumpri-la.

* Com informações do Conjur

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

02/04/2019
Uber vai usar Serpro para checar motoristas em tempo real

19/03/2019
Liminar obriga Serpro a manter desconto da contribuição sindical em folha

19/03/2019
Procuradoria da Fazenda Nacional compra 6500 licenças do Serpro Teamwork

18/03/2019
Serpro quadruplica receita e se elege como 'parceiro preferencial' do Estado

26/02/2019
Serpro vai comprar ferramenta de Inteligência Artificial

26/02/2019
Caio Mario Paes de Andrade toma posse no Serpro

21/02/2019
Serpro: decisão do TST não resulta 'em condenação pecuniária ou prejuízo'

19/02/2019
Serpro sofre derrota milionária no Tribunal Superior do Trabalho

13/02/2019
Ministério da Economia: Serpro e Dataprev serão vendidas ou fechadas

12/02/2019
General assume diretoria de operações do Serpro

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site