TELECOM

Anatel dá 18 meses para operadoras padronizarem números 0800

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/03/2019 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou um novo regulamento de numeração, com medidas de impacto para consumidores e empresas. Trata-se da norma que trata da distribuição dos números de telefone, por exemplo, e traz duas principais novidades – a padronização de números tipo 0800 e a transferência da gestão dos recursos para as operadoras privadas.

A padronização do que a Anatel chama de códigos não geográficos, os 0300, 0500, 0800 e 0900, é matéria aprovada desde 2000, com implantação prevista para 2005, agora com novo prazo final. Trata-se de adequar esses números ao formato 0x00 123 4567, uma vez que há um legado de números com apenas seis dígitos após o 0x00.

A segunda mudança é a transferência para as operadoras privadas da responsabilidade pelo desenvolvimento e manutenção de um novo sistema informatizado para a distribuição de recursos de numeração, essenciais para os serviços de telecom e obrigatoriamente acessíveis a todas as operadoras que precisarem deles.

A Anatel possui um sistema, mas antigo e com desempenho “não condizente com o esperado”. A conclusão foi de que não vale a pena ela mesma atualizá-lo, embora as operadoras preferissem que a agência usasse dinheiro do Fistel para tanto. Além do sistema, as teles terão que criar e custear uma entidade, privada mas neutra, para administrá-lo. A exemplo da gestão da portabilidade numérica.

Conforme o previsto neste novo regulamento de numeração, tanto a padronização dos CNGs como a criação do sistema informatizado e da entidade devem ser concluídas em 18 meses, em setembro de 2020.


Internet Móvel 3G 4G
Para a Huawei, América Latina está pronta para o 5G

Evolução do 5G é muito rápida e, em três anos, serão 500 milhões de usuários no mundo e as teles precisam de espectro para desenvolver redes e aplicações, ressaltouo He Mansheng, diretor de marketing 5G da Huawei. 4G terá papel crucial na evolução das redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Painel Telebrasil 2019 anuncia temas das 24 sessões temáticas

Evento, que é o maior do setor de Telecomunicações, acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, em Brasília. Ao todo, serão 24 sessões temáticas que vão abordar temas como capacitação digital, regulação responsiva, direitos de passagem e tributação para Internet das Coisas.

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G