TELECOM

PGMU: Anatel atualiza lista e troca 259 localidades que já tinham 4G

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/03/2019 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou em circuito deliberativo a relação atualizada com 1.473 localidades que deverão receber estações radio-base com tecnologia 4G como obrigações de universalização impostas às concessionárias de telefonia fixa pelo novo plano geral de metas de universalização. O ajuste foi publicado nesta segunda, 25/3, no Diário Oficial da União.

Tal obrigação, vale lembrar, foi uma imposição do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ainda sob Gilberto Kassab, à contragosto da Anatel, que considera o uso do STFC para metas de cobertura 4G como “um puxadinho à espera do fim das concessões”.

Não por menos, ao tratar do assunto na recente consulta pública sobre as localidades, pela qual 259 foram substituídas por já possuírem ERBs 4G, as teles voltaram a reclamar da “razoabilidade e legalidade da obrigação de atendimento com 4G, considerando que caracteriza universalização, via PGMU, de outro serviço que não aquele objeto dos contratos de concessão de STFC”.

Além disso, como alertado por entidades de operadoras e de provedores internet, “as redes a serem construídas para atendimento das metas do PGMU podem ser utilizadas para o Serviço de Comunicação Multimídia, gerando uma competição não isonômica entre prestadoras do SMP e SCM”.

Em tempo: A nova gestão do MCTIC concorda com a Anatel e com as teles. Na prática, todos acendem velas pela aprovação do PLC 79/16, que acaba com as concessões – e consequentemente com as metas de universalização. Enquanto isso, o prazo corre. Pelo menos 10% das ERBs previstas no novo PGMU devem ser instaladas neste 2019.


Internet Móvel 3G 4G
Para a Huawei, América Latina está pronta para o 5G

Evolução do 5G é muito rápida e, em três anos, serão 500 milhões de usuários no mundo e as teles precisam de espectro para desenvolver redes e aplicações, ressaltouo He Mansheng, diretor de marketing 5G da Huawei. 4G terá papel crucial na evolução das redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Painel Telebrasil 2019 anuncia temas das 24 sessões temáticas

Evento, que é o maior do setor de Telecomunicações, acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, em Brasília. Ao todo, serão 24 sessões temáticas que vão abordar temas como capacitação digital, regulação responsiva, direitos de passagem e tributação para Internet das Coisas.

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G