Convergência Digital - Home

MCTIC retoma proposta de regime especial para atrair datacenters

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 24/04/2019

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações retomou a ideia de criar um regime especial de tributação que favoreça a implantação de datacenters no Brasil. A avaliação é de que nas condições atuais, o país não consegue competir nesse mercado nem com os vizinhos latino-americanos.

“O Brasil é o sexto país do mundo em número de acessos, o quinto em infraestrutura de telecomunicações. Mas em datacenters o Brasil não vai bem. Hoje, a gente perde investimentos para qualquer país na América do Sul”, afirmou o secretário de telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, durante painel no Brasscom TecFórum, realizado nesta quarta, 24/4, em Brasília.

A ideia não é nova. Como o próprio secretário reconheceu, trata-se de um plano antigo que empacou na Casa Civil durante o governo passado, depois de uma minuta estar pronta para se transformar em Decreto presidencial. A proposta envolve políticas tributárias mas também medidas relacionadas aos custos, como energia elétrica.

Em que pese a proposta ter sido engavetada no governo anterior, a expectativa do secretário de telecomunicações é encaminhar uma nova minuta para convencer o governo ainda no primeiro semestre deste 2019.


LEIA TAMBÉM:
Destaques
Destaques

Evite os mitos. Nuvem não é mágica nem resolve tudo

Mesmo com dados de crescimento constantes, conceitos errôneos atormentam a computação em nuvem e retardam, muitas vezes, a adoção da tecnologia. Os mitos,advertem o Gartner, são perigosos e enganosos.

Governo mantém ‘cloud first’ e prepara nova licitação para reduzir datacenters

"Queremos ir primeiro para nuvem e evitar expandir de forma desestruturada os datacenters do governo. Teremos novas contratações de nuvem em futuro bem próximo", antecipa o secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site