TELECOM

Huawei acena com acordos anti-espionagem para evitar banimentos

Convergência Digital ... 14/05/2019 ... Convergência Digital

A chinesa Huawei sinaliza que pode firmar acordos de compromisso de que não fará qualquer tipo de espionagem como forma de convencer governos a manterem-na como possível fornecedora de equipamentos de rede, notadamente para o 5G.

“Estamos dispostos a assinar acordos de não espionagem com governos, inclusive com o Reino Unido, para nos comprometermos a fazer com que nossos equipamentos atendam padrões de não espionagem, sem backdoors”, afirmou o presidente da companhia, Liang Hua, durante entrevista em Londres nesta terça, 14/5, segundo relata a agência Reuters.

O movimento é uma resposta ao governo dos Estados Unidos, que tem pressionado aliados, especialmente na Europa, a banirem os equipamentos de rede chineses, sob alegação de que eles são usados para repassar informações ao governo da China. O Reino Unido está em processo de avaliação sobre esse tema, daí a visita ao país.

Além dos Estados Unidos – que vão impedir até a comercialização de aparelhos smartphones chineses no país – países como Austrália, Nova Zelândia e Japão já cederam às pressões americanas e anunciaram que a fabricante chinesa não poderá participar da implementação da novas redes em seus territórios. Por outro lado, a Alemanha anunciou que não vai banir a empresa, posição que deve ser seguida também pela França. No Reino Unido, maior aliado dos EUA, ainda não foi anunciada uma decisão.



Internet Móvel 3G 4G
4G:Claro supera rivais em experiência de navegação. TIM tem menor latência

Operadora tem vantagem de até 10% em critério que avalia a boa experiência em serviços como streaming e vídeochamada. Em latência, combinando 3G e 4G, a TIM fica à frente.  Estudo foi feito pela empresa canadense Tutela com mais de 16 milhões de smartphones.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.

Smartphones puxam demanda global por carregadores sem fio

Segundo números da consultoria IHS Markit, em 2018 foram registrados embarques de 300 milhões de smartphones com essa tecnologia.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G