Home - Convergência Digital

Empresa desenvolve algoritmo que seleciona candidatos a emprego

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 20/05/2019

Um algoritmo desenvolvido no Brasil pela startup Rocketmat promete um novo modelo de Inteligência Artificial na seleção de candidatos a emprego. Entre as inovações, o sistema não depende de combinações entre as centenas de currículos enviados e as exigências para a vaga, que são muitas vezes subjetivas.
 
 O algoritmo, chamado Matthew, foi criado para compreender a dinâmica da organização, vasculhando o banco de dados da empresa atrás das características comuns de todos os colaboradores com elevado grau de performance, atuais ou que já passaram pela empresa que busca novos profissionais. O algoritmo elenca em questão de segundos as competências necessárias para o cargo, juntando traços de comportamento, capacidades técnicas e habilidades cognitivas dentro do grupo de indivíduos se destaca naquela função.

A partir das características começa a segunda etapa do processo, comparando as habilidades detectadas pela Inteligência Artificial às informações descritas por candidatos e candidatas na pilha de currículos que chegaram ao RH. Nenhum dos currículos é descartado sumariamente por algum filtro subjetivo.
 
Além de evitar o desperdício de talentos, o algoritmo está programado para chegar a um ponto de equilíbrio entre as boas e más qualidades do grupo de funcionários com alta performance, dentro da premissa de que somos todos humanos, sujeitos a erros e em constante evolução. Ele está programado para não considerar filtros que possam gerar critério discriminatório, como idade, gênero, etnia, instituição de ensino, local da moradia.
 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/09/2019
Plataforma de recrutamento usa IA para recrutar talentos

12/09/2019
STF abre pregão de R$ 2 milhões para contratar inteligência artificial

06/09/2019
Prepare-se! O mercado de trabalho vai mudar muito mais

04/09/2019
Petrobras busca startups para criar software para robótica e Inteligência Artificial

28/08/2019
Direct One recebe aporte de R$ 15 milhões para unir IA à cloud

26/08/2019
Depois de duas quedas, cresce emprego na indústria eletroeletrônica

26/08/2019
Uso de robôs vai crescer 10 vezes até 2030

20/08/2019
Intel embute Inteligência Artificial em chip para datacenters

15/08/2019
MediaTek quer levar Inteligência Artificial para o consumidor em IoT

14/08/2019
Prestadora de serviços de TI abre mais de 100 vagas de tecnologia em São Paulo

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TRT julga dissídio coletivo de TI em São Paulo

Decisão garante reajuste de 3,43% em todas as cláusulas econômicas e ainda prevê que nenhum trabalhador pode ser demitido nos 90 dias a contar de 28 de agosto. 

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site