GOVERNO » Legislação

Indefinição sobre Lei de Informática segura investimentos em eletrônicos

Convergência Digital ... 28/05/2019 ... Convergência Digital

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontou que 66% das empresas do setor eletroeletrônico estão adiando ou não tem intenção de investir neste ano. Desse total, 38% não vão investir em 2019; enquanto 28% das entrevistadas estão postergando os investimentos, a maioria porque aguarda a aprovação de reformas como da Previdência Social, além da indefinição sobre mudanças na Lei de Informática.

“Os empresários estão cautelosos em razão de fatores como a alta carga tributária, a demora na aprovação das reformas do governo, as incertezas quanto ao mercado internacional e a indecisão quanto à Lei de Informática, entre outros”, aponta a Abinee. Embora esse seja o cenário para a maioria do stor, 34% das empresas entrevistadas ampliaram os investimentos no primeiro quadrimestre deste 2019.

Entre março e abril houve piora nos principais indicadores como  emprego e nível de estoque de produtos acabados. Quanto ao emprego, o total de empresas que pretende contratar diminuiu, passando de 19% em março para 16% nesta última pesquisa. Nas últimas duas sondagens da Abinee, verificou-se elevação de 8 pontos percentuais nas indicações de empresas com estoques acima do normal, atingindo 25% em abril. Segundo a entidade, 70% das empresas indicaram situação de normalidade.

O levantamento aponta também que diminuiu o total de empresas que indicaram queda nas vendas, passando de 33% para 30% no período. Ainda assim, as vendas e encomendas estão abaixo das expectativas para quase a metade (48%) dos empresários. Esse é o pior indicador desde junho do ano passado (49%), período em que ocorreu a greve dos caminhoneiros.

A confiança do empresário da indústria eletroeletrônica caiu pelo quarto mês consecutivo. Conforme dados da CNI agregados pela Abinee, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico recuou 3,9 pontos, em maio em relação a abril, atingindo 53,4 pontos. “Esse resultado demostra esfriamento nos ânimos dos empresários observado nos últimos quatro meses, aproximando-se da linha dos 50 pontos, que divide a confiança da falta de confiança do empresário industrial.”


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

PGFN concede poderes ao BNDES vender o Serpro

A fim de privatizar a maior empresa de TI do país, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional delegou competência ao banco de fomento para alienar a participação da União na estatal. 

Governo publica orçamento sem vetos, com menos recursos para MCTIC

Como aprovado em dezembro, Orçamento estipula R$ 11,81 bilhões para a pasta, 22% a menos do que a Lei Orçamentária original de 2019, depois contingenciada para R$ 13 bilhões. 

Governo diz que não vai vender dados de Serpro e Dataprev, mas pode terceirizar custódia

“Vários países não têm empresas de governo mas custodiam dados. Pode fazer isso internamente ou subcontratar”, diz o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel. 

Microcity recebe certificação CertiGov

Selo de compliance garante a integridade, a conformidade da empresa e a qualifica a vender ao governo reduzindo riscos nas transações.

Dataprev encerra atuação em 20 Estados e quer demissão de 15% dos empregados

Estatal oficializa o Programa de Adequação de Quadro(PAQ) onde coloca como meta a saída de 493 empregados. Também anuncia a centralização das atividades em sete regiões, onde existem data centers e unidades de desenvolvimento.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G