SEGURANÇA

Segurança cibernética é tecnológica, é política e é estratégica para um País

Por Roberta Prescott e Pedro Costa ... 27/05/2019 ... Convergência Digital

A segurança cibernética não é apenas uma questão tecnológica; ela é prioridade política para defender não somente os sistemas de informática, como também as infraestruturas críticas de um País. Em entrevista à CDTV, durante o Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília, o diretor de relações governamentais e regulatórios da Huawei, Carlos Lauria, explicou como a mudança dos estilos dos ataques e o aumento das espionagens obrigaram a fornecedores e aos especialistas em segurança cibernética a repensarem a estratégia.

Lauria explicou que os projetos de segurança cibernética devem considerar todos os dispositivos conectados às redes, além da infraestrutura em si. "Uma grande ferramenta para quem quer invadir um sistema é a engenharia social, porque se pode invadir um sistema com a senha de uma pessoa. Existe todo um ecossistema que tem de ser alimentado com informação", disse. 

Lauria destacou que existem várias formas de ataques que podem vir desde os sistemas automatizados de bombardeios para descobrir senhas e quebrar criptografia, o que demanda poder computacional, até por meio de falta de cuidados das pessoas que permitem que os sistemas sejam invadidos. Além disto, os equipamentos podem ser dotados de dispositivos de segurança. "Se os seus produtos já não saem de origem com a preocupação de ter segurança, desde o nascimento dele, é muito difícil corrigir depois. Milhares de sensores estão sendo implantados todos os dias e eles teriam de ter segurança no início; é uma preocupação que deve existir desde a concepção do projeto." Assistam a entrevista.


Zoom é isca em 99% dos ataques com ferramentas de ensino online

Segundo levantamento das empresas de segurança Kaspersky, em todo o mundo invasões desse tipo cresceram 20.000%. Brasil é o quinto país mais atacado. 

Ataques de phising crescem 600% na AL. Netflix é o alvo dos hackers

Campanha em nome da OTT se distribui por meio de um e-mail com o assunto "Alerta de notificação". A mensagem informa sobre uma suposta dívida acumulada em nome da vítima que pode levar à suspensão do serviço caso não sejam tomadas medidas rápidas.

Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos no 1º semestre

Configuração incorreta de servidores é o principal responsável pela maior parte das tentativas de invasão, reporta estudo da Fortinet. Cai o número de tentativas de golpes usando a Covid-19.

Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G