GESTÃO

Banco Votorantim transcreve 60 mil ligações para melhorar análise de informações

Por Roberta Prescott ... 11/06/2019 ... Convergência Digital

Como parte da jornada para a transformação digital, o Banco Votorantim levou a cabo a transcrição de todos os áudios que passam pelo banco. O projeto, intitulado "Speech to text", começou em 2017 com a transcrição de 6 mil ligações. Neste ano, o banco chegou a 60 mil ligações, e a meta é transcrever 120 mil até o fim do ano. Com isto, o banco consegue analisar e monitorar as informações contidas em todas as ligações de call center.

O principal objetivo foi melhorar o atendimento ao cliente, explicou André Mattos, líder de Engenharia de Dados do Banco Votorantim, durante apresentação do caso no CIAB, congresso de tecnologia da informação para instituições financeiras que ocorre de 11 a 13 de junho, em São Paulo.

"Começamos pequeno; fomos vendo se aquilo fazia sentido, fomos validando e, rapidamente, conseguimos escalar de 6 mil para 60 mil ligações e aumentamos o provisionamento", disse. Toda capacidade de processamento é na nuvem e, quando acaba a transcrição, a máquina é desligada. "Temos governança para armazenar os dados e estamos em compliance com a LGPD", assegurou.

Mattos explicou que o Banco Votorantim também tinha a necessidade de lidar com ambientes diversos de dados que fossem configuráveis. "Existem tipos diversos de dados; e os dados estruturados representam apenas 20% dos dados que trafegam nas organizações. O restante, 80%, é voz, documentos diversos espalhados dentro da corporação. Como tratar os dados de forma mais efetiva? Vou ter de ter datacenter para guardar tudo?", questionou.

O executivo do Votorantim ressaltou que a transformação digital passa por ter um ambiente de dados configurável. "Meu princípio é cloud first, mas não é todo workload que faz sentido estar em cloud. Tem de ter ambiente configurável", disse. A decisão sobre o que vai e não vai para armazenamento em nuvem leva em consideração os custos envolvidos, o time-to-market e os requisitos de segurança da informação e segurança de dados.
 


Governo trabalha com novo eSocial em produção no dia 11 de novembro

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital assumiu a coordenação e alterou o prazo para testes. As mudanças foram anunciadas em nota técnica. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do documento.

Britânia adere à inteligência artificial na gestão e nos produtos

"A nossa ideia é ter pessoas qualificadas pensando em produtos melhores e não em funções repetitivas", diz a gerente de Marketing, E-commerce e parcerias da indústria, Samanta Puglia. A executiva admitiu que essa guinada já trouxe dores, entre elas, a mudança do quadro de pessoal.

Paraná adota Inteligência Artificial em serviços ao cidadão

Os serviços desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)são as ferramentas eleitas pelo Governo do Estado para ampliar a digitalização dos serviços, revela André Telles, assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação.

Chatbots geram 1 bilhão de mensagens por mês. São Paulo concentra o mercado

O volume de mensagens por meio de chatbots cresceu 25%, enquanto o número de empresas no setor teve elevação de 24%. Facebook Messenger lidera, mas WhatsApp avança como canal preferido.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G