INOVAÇÃO

Bancos: Inteligência Artificial não é opção. Ela é obrigação

Fábio Barros ... 12/06/2019 ... Convergência Digital

Um dos temas dominantes no CIAB Febraban 2019 tem sido o uso crescente que as instituições financeiras devem fazer das tecnologias de Inteligência Artificial. Seu uso está hoje nos planos de investimentos de praticamente todos os grandes bancos brasileiros.

O diretor vice-presidente do Bradesco, André Rodrigues Cano, afirmou que BIA – o sistema de inteligência artificial do banco –, é apenas parte de uma evolução que começou com o ensino da língua portuguesa ao Watson, da IBM, e passou pelo uso pelos funcionários antes de chegar aos clientes. “A Inteligência Artificial ainda tem muito campo para crescer. Há aplicações que ainda não sabemos como serão”, destacou.

Não por acaso, o Bradesco tem hoje uma área específica para cuidar da gestão de dados, cujo trabalho vem trazendo resultados, por exemplo, na análise e oferta de crédito. “Esse processo está muito acelerado na indústria como um todo, e ainda estamos longe de ver todo o potencial que isso pode trazer”, disse Cano.

No Santander, o uso de IA também segue a pleno vapor. O CIO da instituição, Marino Aguiar, afirmou que ela está presente hoje nas aplicações de CRM, de prevenção a fraude e no atendimento virtual aos clientes. “Ela também está nas operações, onde procuramos automatizar áreas de baixo valor agregado”, revelou, lembrando que um grande desafio é encontrar pessoas que entendam dessa tecnologia na escala necessária para essas implementações.

No Banco do Brasil, o uso de IA não é uma opção. “Ou você investe em Inteligência Artificial ou vai deixar de existir”, provocou Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban e diretor de Tecnologia do Banco do Brasil. Ele lembrou que, mesmo contando com uma equipe de engenharia de software bastante enxuta, 10% já trabalham com IA.

“Não se trata apenas de evoluir na aplicação, mas saber como aplicar isso para melhorar a vida do cliente”, sublinhou. Como exemplo, Fosse lembrou que, em dois anos, o BB conseguiu reduzir em 75% suas chamadas na central de help desk. “Outro exemplo é nossa área de segurança, onde diminuímos em 11% o número de positivos falsos de alertas. Isso é experiência do cliente, e IA é o nome do jogo”, disse.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Arquitetura distribuída: uma tendência que vai chegar ao Brasil

Na China, conta Daniel Leung, chefe de Fintechs e Arquitetura na Forms Syntron, ao trocar a arquietura tradicional pela distribuída, um banco ficou apto a suportar até 100 milhões de contas correntes.

Adarsh Kumar, Capgemini: open banking é transformador, mas dados pertencem aos clientes

O open banking vai mudar o modelo de serviços bancários, afirma o CTO e líder de cibersegurança para a América Latina da Capgemini.

Thales Teixeira, da Harvard: disrupção digital vai muito além da tecnologia

"Unidades de negócios podem se tornar desnecessárias em empresas estabelecidas, e o CEO terá de tomar decisões relevantes", adverte o professor Thales Teixeira, da Harvard Business School.

Bradesco: Next não vai 'matar' o banco tradicional

O diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, garante que os dois modelos de negócio irão conviver, mas admite que as agências físicas vão mudar de perfil. Também revela que o Next mira um público mais jovem.

Brasileiro quer dar adeus às senhas com o uso maior da biometria

Sonho de consumo, revelado em estudo da IDEMIA, é de usar biometria para pagamentos online e para acessar ambientes dentro da própria casa. Brasil desponta em primeiro lugar no uso da biometria pela impressão digital, mas despenca posiçoes no uso do reconhecimento facial.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G