Mesmo ainda tendo muito a evoluir, a tecnologia mobiliza a gestão de pessoal das instituições financeiras. No Santander, diz  o CIO, Marino Aguiar, a IA já está nas operações.

" /> Bancos: Inteligência Artificial não é opção. Ela é obrigação - Convergência Digital - Inovação
INOVAÇÃO

Bancos: Inteligência Artificial não é opção. Ela é obrigação

Fábio Barros ... 12/06/2019 ... Convergência Digital

Um dos temas dominantes no CIAB Febraban 2019 tem sido o uso crescente que as instituições financeiras devem fazer das tecnologias de Inteligência Artificial. Seu uso está hoje nos planos de investimentos de praticamente todos os grandes bancos brasileiros.

O diretor vice-presidente do Bradesco, André Rodrigues Cano, afirmou que BIA – o sistema de inteligência artificial do banco –, é apenas parte de uma evolução que começou com o ensino da língua portuguesa ao Watson, da IBM, e passou pelo uso pelos funcionários antes de chegar aos clientes. “A Inteligência Artificial ainda tem muito campo para crescer. Há aplicações que ainda não sabemos como serão”, destacou.

Não por acaso, o Bradesco tem hoje uma área específica para cuidar da gestão de dados, cujo trabalho vem trazendo resultados, por exemplo, na análise e oferta de crédito. “Esse processo está muito acelerado na indústria como um todo, e ainda estamos longe de ver todo o potencial que isso pode trazer”, disse Cano.

No Santander, o uso de IA também segue a pleno vapor. O CIO da instituição, Marino Aguiar, afirmou que ela está presente hoje nas aplicações de CRM, de prevenção a fraude e no atendimento virtual aos clientes. “Ela também está nas operações, onde procuramos automatizar áreas de baixo valor agregado”, revelou, lembrando que um grande desafio é encontrar pessoas que entendam dessa tecnologia na escala necessária para essas implementações.

No Banco do Brasil, o uso de IA não é uma opção. “Ou você investe em Inteligência Artificial ou vai deixar de existir”, provocou Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban e diretor de Tecnologia do Banco do Brasil. Ele lembrou que, mesmo contando com uma equipe de engenharia de software bastante enxuta, 10% já trabalham com IA.

“Não se trata apenas de evoluir na aplicação, mas saber como aplicar isso para melhorar a vida do cliente”, sublinhou. Como exemplo, Fosse lembrou que, em dois anos, o BB conseguiu reduzir em 75% suas chamadas na central de help desk. “Outro exemplo é nossa área de segurança, onde diminuímos em 11% o número de positivos falsos de alertas. Isso é experiência do cliente, e IA é o nome do jogo”, disse.


Finep seleciona R$ 107 milhões em projetos de inovação

Foco dos incentivos é para soluções relacionadas à pandemia de Covid-19. 

STF avança na transformação para ser 100% digital

Resolução editada pelo Supremo impõe que, a partir de agora, todos os processos originários ajuizados no Tribunal devem ser protocolados por meio eletrônico. Ferramenta permite incorporar de áudio e vídeo nos autos.

Obr.Global abre inscrições para programa voltado aos investidores anjos

Iniciativa Angel Success Series tem duração de dois meses e, pela primeira vez, acontecerá 100% online. Inscrições vão até o dia 10 de agosto.

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Desenvolvido para o Denatran e lançado em Santa Catarina, Registro Nacional de Veículos em Estoque funciona como um DUT online e será ampliado para Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

TIM lança desafio para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

Em parceria com a AgTech Garage, o Desafio 4G TIM no Campo vai selecionar soluções inovadoras para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G