INOVAÇÃO

Bancos: Inteligência Artificial não é opção. Ela é obrigação

Fábio Barros ... 12/06/2019 ... Convergência Digital

Um dos temas dominantes no CIAB Febraban 2019 tem sido o uso crescente que as instituições financeiras devem fazer das tecnologias de Inteligência Artificial. Seu uso está hoje nos planos de investimentos de praticamente todos os grandes bancos brasileiros.

O diretor vice-presidente do Bradesco, André Rodrigues Cano, afirmou que BIA – o sistema de inteligência artificial do banco –, é apenas parte de uma evolução que começou com o ensino da língua portuguesa ao Watson, da IBM, e passou pelo uso pelos funcionários antes de chegar aos clientes. “A Inteligência Artificial ainda tem muito campo para crescer. Há aplicações que ainda não sabemos como serão”, destacou.

Não por acaso, o Bradesco tem hoje uma área específica para cuidar da gestão de dados, cujo trabalho vem trazendo resultados, por exemplo, na análise e oferta de crédito. “Esse processo está muito acelerado na indústria como um todo, e ainda estamos longe de ver todo o potencial que isso pode trazer”, disse Cano.

No Santander, o uso de IA também segue a pleno vapor. O CIO da instituição, Marino Aguiar, afirmou que ela está presente hoje nas aplicações de CRM, de prevenção a fraude e no atendimento virtual aos clientes. “Ela também está nas operações, onde procuramos automatizar áreas de baixo valor agregado”, revelou, lembrando que um grande desafio é encontrar pessoas que entendam dessa tecnologia na escala necessária para essas implementações.

No Banco do Brasil, o uso de IA não é uma opção. “Ou você investe em Inteligência Artificial ou vai deixar de existir”, provocou Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban e diretor de Tecnologia do Banco do Brasil. Ele lembrou que, mesmo contando com uma equipe de engenharia de software bastante enxuta, 10% já trabalham com IA.

“Não se trata apenas de evoluir na aplicação, mas saber como aplicar isso para melhorar a vida do cliente”, sublinhou. Como exemplo, Fosse lembrou que, em dois anos, o BB conseguiu reduzir em 75% suas chamadas na central de help desk. “Outro exemplo é nossa área de segurança, onde diminuímos em 11% o número de positivos falsos de alertas. Isso é experiência do cliente, e IA é o nome do jogo”, disse.


Cloud Computing
Nuvem será a base de 85% dos aplicativos de negócios até 2025

Cloud computing vai estar presente em todos os lugares e empresas nos próximos sete anos. Assim como a Inteligência Artificial em nuvem reduzirá o custo e a barreira de entrada e abrirá uma mina de ouro para o potencial de inovação e experimentação científica.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Transformação digital é um dos temas da 4ª edição da O&G TechWeek

Evento, no Rio de Janeiro, vai  debater o impacto das tecnologias digitais no futuro dos segmentos de Upstream, Downstream, Gás e Energia e os possíveis desdobramentos em outros setores da economia.

Desafio em segurança e defesa premia startups com R$ 100 mil

Fintechs e Blockchain também são temas para a disputa, batizada de Conexão Defesa, e que acontece de 03 a 05 de setembor, em Florianópolis. Inscrições vão até o dia 20 de agosto.

Brasil cai duas posições em ranking global de inovação

Entre 129 países, o Brasil é o 66º mais inovador segundo o Índice Global de Inovação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Na América Latina, País fica atrás do Chile, México e Costa Rica.

G7 manda recado ao Facebook: a criptomoeda Libra não será liberada tão fácil

As autoridades regulatórias globais não permitirão que o Facebook lance sua criptomoeda libra até que todas as suas preocupações, desde a lavagem de dinheiro até a estabilidade financeira, sejam resolvidas,revelou Benoît Coeuré, membro do conselho do Banco Central Europeu.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G