INOVAÇÃO

Arquitetura distribuída: uma tendência que vai chegar ao Brasil

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 17/06/2019 ... Convergência Digital

As empresas encontram benefícios ao migrar de uma arquitetura tradicional para uma distribuída, conforme explicou Daniel Leung, chefe de Fintechs e Arquitetura na Forms Syntron, em entrevista à CDTV, durante o CIAB Febraban 2019, realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo.

Segundo ele, uma das principais proposições de valor da arquitetura distribuída é implementar e gerenciar as aplicações nas camadas de software e hardware, reduzindo custo, e também adicionar capacidade conforme a necessidade.

"Desta maneira, é possível minimizar os investimentos de entrada e esperar para ver como as aplicações se comportam antes de adicionar novas fontes", disse. Questionado sobre o estágio de adoção, Leung disse que já está observando a migração, principalmente, na China.

"Muitos bancos estão pensando nisto e têm estabelecido explorações e experimentações. Na China, [a arquitetura distribuída] já foi provada em um dos maiores bancos, e o design da arquitetura pôde suportar até 100 milhões de contas", afirmou. Assistam à entrevista com Daniel Leung.


Cloud Computing
Backup e arquivamento de dados pessoais são os maiores riscos à privacidade de dados

Nos próximos dois anos, as organizações que não revisarem as políticas de retenção de dados para reduzir o volume de informações armazenadas e, por extensão, os dados que são copiados, enfrentarão um enorme risco de não conformidade, bem como os impactos, no bolso, de uma eventual violação.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.

Serviços de voz estão mais vivos do que nunca na jornada digital

Quem pensa que os serviços de voz serão secundários está cometendo um erro, pontuou Douglas Silva, executivo da AWS. "Acreditamos que nos próximos 24, 36 meses a voz vai evoluir de apenas serviço informacional para transacional".

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

A blockchain bancária é ainda uma produção pequena, mas é um marco para o setor, observa o diretor setorial de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Sobre o Open Banking, a única certeza é que ele vai vir e já no ano que vem.

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Para o diretor de DCX das Capgemini, Thiago Nascimento, a tecnologia de livro-razão (Distributed Ledger) será disruptiva e exigirá a interoperabilidade do setor financeiro.

AWS vira aceleradora virtual de projetos voltados à educação no Brasil

Iniciativa, que foi lançada há dois anos nos EUA, já destinou US$ 2 milhões para startups e empresas de tecnologias da área educacional. Prazo para a análise de um projeto é de 12 dias. "É para fazer acontecer mesmo", disse o country manager do setor público da AWS, Paulo Cunha.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G