GESTÃO

Fazer APIs open banking é fácil, difícil é garantir a inviolabilidade

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 24/06/2019 ... Convergência Digital

A transformação digital traz novas oportunidades para o mercado financeiro – e para os prestadores de soluções. Como destacou o diretor e fundador da Fóton, Mario Malagutti, durante o CIAB Febraban 2019, os novos modelos expõem fragilidades que nem sempre vinham sendo devidamente endereçadas pelas instituições.

Os modelos tecnológicos para garantir a segurança através de aplicações são padronizados, mas muitas vezes não são seguidos, advertiu Malagutti. “Trabalhamos com ATMs, com caixas bancários, e ainda que existam modelos bem definidos para garantir inviolabilidade de senha, a gente vê que mesmo bancos grandes não seguem.”

A chegada do open banking impõe a adoção dos modelos tradicionais de segurança, que são “difíceis, custosos, complexos, mas têm de ser adotados”, enfatizou ainda Malagutti. “É um eterno gato e rato. Alguém sempre vai tentar quebrar. O que existe é forte, mas precisa ser seguido”, insistiu o executivo.

As novas ameaças são igualmente um incentivo, há no mercado uma dificuldade com a questão de invasões de hackers e a abertura para as APIs dá margem a uma possível fragilidade. “Disponibilizar APIs é fácil. Difícil é fazer isso de forma que garanta a segurança, a inviolabilidade, o sigilo.” Assistam à entrevista com o diretor da Fóton, Mario Malagutti.


Carreira
Empresas oferecem 63 bolsas de estudo em Tecnologia

Parceria entra a Cabify e a Ironhack prevê a concessão de três bolsas integrais e 60 bolsas parciais nos três cursos disponíveis atualmente na Ironhack São Paulo: Desenvolvimento Web, UX/UI Design e Data Analytics.

eSocial: infraestrutura precária; retrabalho e maquiagem de dados

Especialistas reclamam do portal do eSocial - que não suportava a demanda nos dias mais críticos; do retrabalho de enviar informações para vários sistemas, mas advertem: empresas podem aproveitar a transição para maquiarem seus dados.

Receita muda regras para declaração de criptomoedas

Fisco, agora, permitirá as pessoas físicas a enviarem os dados sem o uso do certificado digital. A prestação de algumas informações também foram adiadas para janeiro de 2020.

Portaria disciplina unificação de sites e aplicativos do governo

Autorização para endereços e apps é centralizada na Secretaria de Governo Digital. Continuidade de aplicativos depende de pesquisa de satisfação com usuários.  Migração completa tem prazo para acontecer até dezembro de 2020.

Receita Federal: Norma reduz de 30 para três dias ao atendimento digital

Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal compatibiliza a possibilidade de abertura de dossiê digital de atendimento através do Portal e-CAC com as rotinas de trabalho da área de atendimento.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G