INOVAÇÃO

Biometria é o ‘empurrão do governo’ para aumentar a bancarização

Por Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 26/06/2019 ... Convergência Digital

A experiência da Índia no processo de inclusão bancária da população tem lições importantes que podem ser aproveitadas pelos brasileiros, assinalou o diretor-geral da Tata Consultancy Services no Brasil, Tushar Parikh, durante o CIAB Febraban. Segundo ele, empurrão governamental e sistemas de identificação por biometria fazem grande diferença.

“Na Índia, o governo teve um papel muito importante para a inclusão financeira. E esse mesmo caso pode ser aplicado ao Brasil, com o mercado financeiro, junto ao Banco Central, ao governo, para criar maior bancarização. Na Índia, o plano aumentou em até 80% a bancarização”, afirmou o executivo.

Ele lembra que já está em curso por aqui um processo de identificação baseado na biometria. “O Brasil trabalha na identificação única. Na Índia, esse programa de inclusão financeira se beneficiou da identificação única, porque, se cada banco tivesse a sua, seriam mais de 1,9 mil.”

Um impulso vem da demanda não apenas de acesso aos bancos em si, mas de programas governamentais. “Isso ajuda a criar uma bancarização dos cidadãos de baixa renda, porque os benefícios chegam também ao acesso a programas governamentais mesmo onde não há bancos”.  Assistam à entrevista.


Cloud Computing
Analytics e IA: Open Source massifica o autosserviço

As empresas querem resolver uma dor de cada vez, afirma Luciano Ramos, da IDC Brasil.  O baixo custo de implementação de open source leva empresas à experimentação e à criação de um primeiro nível de conhecimento sobre o tema. Mas, ainda assim, 64% das empresas pretendem contratar consultorias especializadas (de TI ou de negócios) para auxiliá-las.

Aceleradora busca start-ups e projetos no setor de Cannabis no Brasil

The Green Hub realiza o Cannabis Thinking, para fomentar o desenvolvimento de projetos criativos. Em março, acontecerá o Demo Day.

BC contrata Dinamo Networks e faz acontecer o pagamento instantâneo

Autoridade Monetária selecionou a fornecedora brasileira para comprar 22 HSMs, voltados à segurança das transações por R$ 1,350 milhão. Todo o software usado é desenvolvido no Brasil. Nova infraestrutura pode ser a pá de cal nos cartões de débito, TEDs e DOCs.

Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G