INOVAÇÃO

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 28/06/2019 ... Convergência Digital

O Blockchain será uma revolução para o mercado financeiro, frisou Thiago Nascimento, diretor de DCX da Capgemini, durante o Ciab Febraban 2019, realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo. De acordo com o especialista, blockchain funciona como o habilitador, aportando simplicidade e eficiência para o mercado financeiro e permitindo a criação de diversos modelos de negócios.

"Distributed ledger [a tecnologia distribuída de livro-razão (DLT, do inglês distributed ledger technology)] vai proporcionar um grande avanço e crescimento para o setor, mas é preciso entender que toda tecnologia nasce, evolui, depois retrai um pouco e, quando vem o próximo crescimento, ele é disruptivo e sem volta. Quem estiver bem-preparado terá vantagem competitiva", disse.

Atualmente, pontuou em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, há instituições financeiras fazendo provas de conceito com a tecnologia e que, inclusive,já estão tirando proveito disto. "Na nossa visão de futuro, vai haver um acordo entre eles e os consórcios vão interoperabilizar entre si. Muito proximamente vamos ver blockchain no dia a dia sendo um meio para implementar casos de uso", disse.

A prática global de DLT na Capgemini está baseada em cinco pilares: pesquisa e análise de blockchain; provas de valor; parcerias com start-ups; iniciativas de open source; e time de experts em DLT para acelerar o desenvolvimento. "No final do dia, é uma grande integração de parceiros que hoje ocorre com vários brokers no meio do caminho", afirmou. "O grande desafio será a integração fim a fim do caso de uso e todos os seus pilares. DLT vai permitir novos modelos financeiros que vão surgir através do uso desta tecnologia, de casos de usos sendo habilitados pelo DLT", completou.


Cloud Computing
Com aval do CADE, IBM e Red Hat integram times no Brasil

A Red Hat mantém a sua estrutura independente, mas já há - agora com o negócio regularizado - uma conversa efetiva entre os times de vendas e técnico, afirma Marcelo Braga, VP de Watson e Cloud da IBM Brasil.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 

Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G